sexta-feira, 25 de maio de 2018

O FOCUS PORTAL CULTURAL A HOMENAGEIA A BANDA DO COLÉGIO SALESIANO-SANTA ROSA, PELOS SEUS 130 ANOS DE SUCESSO

 
BANDA DO COLÉGIO SALESIANO SANTA ROSA
A BANDA ESTUDANTIL MAIS ANTIGA DO BRASIL







 
 
 
 

A Banda do Salesiano Santa Rosa foi fundada em 1888 pelo padre Pedro Rotta, seu primeiro maestro, e mantém-se em atividade ininterrupta até a presente data. Conquistando, assim, o título de “A Banda Colegial Mais Antiga do Brasil”. Com muitos talentos revelados, a Banda coleciona vários títulos e troféus em campeonatos estaduais e nacionais e sete títulos em sua discografia.
 
Entre as presenças indeléveis da Banda está o mestre Affonso Gonçalves Reis, que foi por mais de 60 anos foi maestro da Banda. Seu exemplo de dedicação à música e à formação dos jovens foi reconhecido e exaltado em várias homenagens e premiações. Inclusive o Título de Cidadão Niteroiense, RJ.
 
A partir de 2005, o maestro Alexandre Baluê, que também começou sua trajetória musical nessa Banda em 1971, assume os ensaios e a regência da Banda. Formada hoje por alunos, ex-alunos e membros da comunidade.






 

A Banda do Colégio Salesiano Santa Rosa teve participação especial em duas novelas de época na Rede Globo de Televisão: “Olhai os Lírios do Campo” e “O Ateneu”. Em 2011, por ocasião da comemoração dos 51 anos de Brasília, DF, foi a única banda colegial do Brasil a ser convidada para fazer parte do Desfile Oficial de 7 de setembro.

Destaca-se ainda com os títulos de: Patrimônio Cultural Fluminense, concedido pela Secretaria de Estado e Cultura, RJ; Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Natureza Imaterial do Município de Niterói; Campeã no II Festival de Música da Juventude em Zurique, Suíça, em 1992.




SAIBA MAIS

 
 
 
 
 
 
 
 
Cinco anos após a implantação do Colégio Salesiano Santa Rosa, em 1883, em Niterói, o padre Pedro Rotta criou a banda musical, formada pelos alunos artífices das escolas profissionais.
 
A Banda do Salesiano, que carrega o título de "A Banda Colegial Mais Antiga do Brasil”, sempre esteve à frente das festas cívicas, contagiando o público com marchas e hinos patrióticos, comandando desfiles escolares, impondo sua cadência e expressando através da música um sentimento de comunidade. composta de alunos, ex-alunos e membros da comunidade, já passaram pelo grupo inúmeros músicos, que hoje integram outras bandas civis e militares, orquestras nacionais e internacionais, grupos de câmara ou que fazem carreira como solistas.
 
Em mais de 100 anos de história, a Banda participou de inúmeros festivais e apresentações, tendo lançado, também, um LP pelo Selo Niterói Discos, em 1993, que carrega o nome do grupo e composições de músicos nacionais e internacionais.
 
Ano:1993
 
Nome do LP: Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa
 
MÚSICAS
 
Lado a
01. Ouro Negro (Joaquim A. Naegele)
02. Tusca (Estevão Moura)
03. Bouquet (Anacleto de Medeiros)
04. Samburá (Barbosa de Brito)
 
Lado b
05. Copacabana (João de Barro e Alberto Ribeiro)
06. Lucia Dantas (Felinto Dantas)
07. Cel Bogey on Parade (K. J. Alford)
08. Beelzebud (A. Catozzi)



 
 
 



 
(CLICAR NA SETA DA IMAGEM
PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
 
 










APOIO NA DIVULGAÇÃO












 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário