terça-feira, 15 de maio de 2018

NOVA FRIBURGO CELEBRA 200 ANOS.


 
 
 
 
 
Nesta quarta-feira (16), Nova Friburgo vai celebrar seus dois séculos de história com uma extensa programação gratuita para moradores e turistas. Ao longo do mês, o munícipio serrano contará com shows musicais em vários pontos da cidade, exibição de filmes, atividades culturais, corrida e desfile.
 
Segundo a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, serão mais de 40 atrações durante o mês de maio. As comemorações contarão com a presença de autoridades de países formadores do município, como Suíça Líbano, Alemanha, Japão, Hungria, Portugal, Espanha, Itália, Áustria e povos africanos.
 
“É um momento único para a nossa cidade, uma festa construída com muito carinho para todas as famílias friburguenses e para aqueles que adotaram a nossa cidade para morar, assim como para os turistas”, ressalta Renato Bravo, Prefeito de Nova Friburgo.
 
 
 
 
 
 
No início desta quarta-feira (16), às 00h, acontecerá a Corrida do Bicentenário, com largada em frente ao quartel da Polícia Militar. Às 8h, haverá o hasteamento de bandeiras, com a participação especial da Banda Sinfônica Campesina Friburguense, seguido de revistas às tropas e Desfile Militar. Às 9h, acontecerá o tradicional desfile cívico temático Nova Friburgo: Cidade de todos os povos. Às 18h, a dupla sertaneja Matheus e Kauan sobe ao palco do Ceasa, em celebração aos 200 anos da cidade. Às 19h, a Catedral de São João Batista vai receber o Concerto dos 200 anos, com a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio. E, a partir das 19h30, o carioca DJ MAM e o DJ Mugabo, da Suíça, apresentarão seus sets na Praça Suspiro.
 
 
 
 
 
 
“O desfile vai se apoiar na criatividade, sem ostentação ou luxo. A história vai ser contada por friburguenses e instituições que participam do desfile inspiradas no roteiro, mas com liberdade e envolvimento. Alguns grupos vão participar do evento pela primeira vez. Tanto pela criatividade, como pela adesão dos componentes, este promete ser um desfile histórico para a cidade”, diz Cristina Bravo, coordenadora do Comitê 200 anos e primeira-dama do município.
 
Ao longo do mês, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo vai oferecer shows gratuitos com renomados artistas da música nacional, como o grupo pop Jota Quest (17/05) e Claudia Leitte (dia 18/05). A Concessionária Energisa traz à cidade o espetáculo de Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto (20/05), além das bandas Os fulano e Cabruêra. 
 
 
 
 
 
 
 
O Governo Suíço, através do Consulado Suíço, investiu em uma intensa parceria com a cidade, que deve ir muito além de 2018, mas que para o mês já reserva: exibição de filmes com presença de cineastas suiços e oficinas de cinema, apresentação teatral, set especial do consagrado DJ, produtor e artista carioca DJ MAM, além do DJ Mugabo.
 

Obras de arte e Monumento
 
 
 
A cidade também celebra o mês de maio abrindo a Fundação D João VI (antiga casa do Barão de Nova Friburgo) para sediar exposições e oficinas para estudantes da rede pública na Casa dos 200 anos (Exposição Friburgo porque amamos, do artista plástico Cacau Rezende).
 
A cidade ganha um monumento, dia 13 de maio, interativo e contemporâneo, concebido pelo artista plástico Mario Moreira, para marcar o aniversário, assim como sedia outras exposições especiais celebrando a cidade e sua história. 
 
 
A tradicional Praça Getúlio Vargas vai ganhar um circuito especial de trovas feitos por escritores locais como parte do legado história.

Programação completa: www.200anos.com
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário: