terça-feira, 27 de março de 2018

CINE REPÚBLICA EXIBE DOCUMENTÁRIOS QUE TRATAM DA QUESTÃO INDÍGENA.




Em lembrança ao Dia do Índio (comemorado em 19 de abril), o Cine República exibe dois curtas documentários que tratam da questão indígena, da luta pelas suas terras e da infância e seus rituais.  O cineclube acontece no dia 4 de abril, quarta-feira, às 15h, na Biblioteca Parque de Niterói, com entrada gratuita e classificação etária livre.



Reunindo depoimentos e imagens de arquivo, o documentário “Tupinambá – o Retorno da Terra” (2015, 25 min, Livre), de Daniela Fernandes Alarcon, focaliza a luta dos Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia, pela recuperação de sua terra. Há dez anos os indígenas esperam a conclusão do processo demarcatório. Nesse quadro, vêm realizando ações conhecidas como retomadas de terras, recuperando áreas que estavam em posse de não-indígenas. Por essa razão, têm sido alvos de criminalização e ataques violentos. No filme, a história de expropriação e resistência dos Tupinambá – que se entrelaça ao avanço da fronteira agrícola no final do século 19, à ascensão dos coronéis de cacau e ao reconhecimento dos direitos territoriais indígenas pela Constituição de 1988 – é narrada segundo a perspectiva dos indígenas, para quem a terra pertence aos encantados, as entidades mais importantes de sua cosmologia.



Já o documentário "Waapa" (2017, 20 min, Livre), de David Reeks, Paula Mendonça e Renata Meirelles, propõe um mergulho inédito na infância Yudja, no Parque Indígena do Xingu/MT, e os cuidados que acompanham seu crescimento. O brincar, a vida comunitária e as influências de uma relação espiritual com a natureza, são revelados como elementos que organizam o corpo-alma dessas crianças.

A exibição é seguida de bate-papo com Gilearde Pedro e Michele Perito, jovens indígenas Guarani Kaiowa, do Mato Grosso do Sul. Ambos são estudantes da Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

O Cine República é uma parceria entre o Núcleo de Cineclubes de Niterói (NCN), órgão ligado à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia/Prefeitura de Niterói, e a Biblioteca Parque de Niterói. O cineclube acontece toda primeira quarta-feira de cada mês, às 15h, na sala multiuso da Biblioteca. 


A Biblioteca Parque de Niterói fica na Praça da República, s/n°, Centro, Niterói. Telefone: 3601-2034.

Página do Cine República 
no Facebook: 



APOIO NA DIVULGAÇÃO







Nenhum comentário:

Postar um comentário