quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

SOCORRO CAVALCANTI É HOMENAGEADA PELO FOCUS PORTAL CULTURAL.

 
 
(CLICAR NA SETA DA IMAGEM
PARA ASSISTIR AO FILME)
 

 
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
 
FOCUS PORTAL CULTURAL, há 7 anos, tem os olhos voltados à arte literária fluminense e brasileira, não poderia deixar de prestar a honrosa homenagem à escritora e acadêmica Socorro Cavalcanti. Clicar no link, para assistir nosso tributo a esta escritora e acadêmica, pelo seu vigor literário e trabalho em prol da cultura brasileira.
 
 
 
POSTADO TAMBÉM NA NOSSA PÁGINA DO FACE BOOK: CLICAR NO LINK:
 
 
 
 




 
 

 
Maria do Socorro Cavalcanti é norte-rio-grandense, radicada em Fortaleza - CE. Assistente Social formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; lecionou na Universidade Regional do Rio Grande do Norte - URN e atualmente é aposentada. Sócia Efetiva de 22 Academias de Letras, sendo 3 sediadas no exterior.
 
Embaixadora da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture; Presidente de Honra da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense; Vice-Presidente da Academia de Letras e Artes do Ceará – ALACE. É detentora da maior comenda da ALACE, a medalha “Reginaldo Vasconcelos de Athayde”.
 
Editou 8 livros/plaquetas, 4 de cunho acadêmico, solicitados pela URN, FUNABEM e UNICEF. Lançou 2, de cunho literário, em Paris e Lisboa. Coautora de 14 coletâneas, sendo 5 no exterior. Organizou a Coletânea bilíngue Português/Francês, Ceará en Scène, lançada em Paris e idealizou a Coletânea Literária Integração Cultural Interestadual, lançada em Fortaleza-CE e Mossoró-RN.
 
Conquistou 7 troféus: Cecília Meireles; Carlos Drummond de Andrade; Imprensa Sem Fronteiras - Categoria Autoridade; Prêmio Excelência Cultural ABD; Destaque poético 2014 – ALAF; Art and Educacion Austrain, em Viena-Áustria e Imprensa Sem Fronteiras - Parceira Oficial. Recebeu11 menções honrosas de Academias de Letras, sediadas no Brasil.
 
Conta com textos publicados em 6 Revistas e Jornais da Federação Brasileira. Editora das Revistas “Mulheres & Letras” e “AFLAM em Revista”. Coordenadora do site/blog da ALACE. Exerceu, por dois mandatos, o cargo de Vice-Diretora da Faculdade de Serviço Social.
 
Foi homenageada pela URN com seu nome na Sala da Pró-Reitoria de Extensão e recebeu a medalha Mérito Universitário da Faculdade de Serviço de Mossoró-RN.

 

 
Socorro Cavalcanti ladeada do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, a história os uniu para fazerem algo em prol da terra de Santa Luzia, por isso, conta sempre essa história com muita satisfação e abençoado orgulho. A autora o conheceu em sua adolescência e o procurava quando tinha problemas...

Conta que foi ao se formar em Serviço Social, em Natal-RN, na UFRN, voltou... para Mossoró e se encontram na Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte (FURN), como Professores da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, quando também lecionou na Faculdade de Ciências Sociais que o tinha como Diretor. 

No CEMIC, órgão suplementar da FURN, resultante do convênio com o UNICEF e a FUNABEM, em que a acadêmica coordenava,  era um dos assessores que  a primava pelo trabalho. 

Depois foi transferida, pelo UNICEF, para Recife e só voltaram a se ver em 2004, quando ele colocou à disposição o Colégio Santa Luzia, para juntamente, com Luiz Carlos Simões Mendes, levar ao conhecimento dos Mossoroenses um pouco da história de Dom Eliseu Simões Mendes, o 3º Bispo de Mossoró. 

Foi aí, então, que o pároco a convenceu a escrever, juntamente, com o Luiz Carlos, a vida e obra de Dom Eliseu Simões Mendes. Resultado: o livro foi lançado na festa de Santa Luzia, Padroeira de Mossoró, no dia 03.12. 2005, no adro da nossa Catedral. 

No dia seguinte, estavam em Assu, lançando a obra, na praça que fora construído e erguido o monumento de Dom Eliseu, pelo Prefeito Ronaldo Soares, para serem inaugurados no ato do lançamento do Livro denominado DOM ELISEU SIMÕES MENDES - RESGATE DE UMA HISTÓRIA.

De lá para cá, sempre se encontram em algumas solenidades literárias, e ao se candidatar para uma Cadeira na AMOL, ao procura-lo recebeu, além do voto, a orientação necessária - a assessoria para o eventuais procedimentos e afazeres corretos.

A escritora afirma que ao vê-lo ali presente, na solenidade que tomou posse na Cadeira 18 da AMOL, foi muito emocionante, muito mesmo, e  agradece ao Pai Protetor, que o enviou, desta feita, para a orientar na caminhada, que oficialmente, começou no dia – 28 de agosto de2015!
 
 
Capa do livro: RESGATE DE UMA ÉPOCA
DOM ELISEU SIMÕES MENDES.
 
 
 
 
 ALGUMAS FOTOS
 
 
 

Socorro Cavalcanti ladeada de Dyandreia Portugal
e Jussara Valverde em evento em Mossoró-RN.
 
Acadêmica Socorro Cavalcanti (blusa verde)
com amigas acadêmicas.

Socorro Cavalcanti com caravana de acadêmicas
do Jornal Sem Fronteiras.

Socorro Cavalcanti (blusa listada de preto +vermelho)

Acadêmica Socorro Cavalcanti em encontro
na Academia do Ceará.

Socorro Cavalcanti em palestra.

Socorro Cavalcanti e evento da Folha Cultural.



Socorro Cavalcanti posa ao lado
do santuário de Santa Rita de Cássia.

 
 

 
 
ALGUNS LIVROS E PARTICIPAÇÕES
 











 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário