domingo, 17 de dezembro de 2017

"MEMORIAL DE OUTONO" DO ESCRITOR BAIANO HÉLIO PÓLVORA. LIVRO RECOMENDADO PELA ESTANTE DO FOCUS PORTAL CULTURAL.

MEMORIAL DE OUTONO

LIVRO RECOMENDADO PELA ESTANTE DO FOCUS PORTAL CULTURAL. ESTA OBRA FOI PUBLICADA EM 2005, MAS PELO CONTEÚDO EXPRESSIVO QUE A POSSUI, MERECE SER LIDA, PRINCIPALMENTE, PELOS CRONISTAS, CONTISTAS E ENSAÍSTAS.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
DETALHES DO LIVRO

 
Após uma longa e produtiva carreira dedicada à literatura, Hélio Pólvora lança Memorial de outono para meditar sobre o tempo. O autor baiano, nos mais de 50 textos que compõem o livro, relembra o passado e se questiona sobre o futuro através de uma narrativa contemplativa e bem-humorada – ou (em uma obra cujo subtítulo é um divertido Vivências de um velho escritor zangado) certas vezes até elegantemente mal-humorada, mas sem nunca perder a ironia e o lirismo que lhe são tão peculiares. Memorial de outono traz uma nova coleção de crônicas como só Hélio Pólvora sabe escrever, em uma combinação única de conto, ensaio, poesia e memórias que dá origem a um estilo muito próprio e prazeroso. O livro contém, 192 páginas e publicada pela Bertrand Brasil.
 
 
 
 

 

 
BIOGRAFIA DE HÉLIO PÓLVORA
 


 
Hélio Pólvora de Almeida é natural de Itabuna, Bahia, onde nasceu em 1928, em fazenda de cacau. Fez estudos secundários em Salvador, no Colégio Dois de Julho, Colégio Carneiro Ribeiro e Colégio da Bahia. Iniciou-se no jornalismo como colaborador e editor do semanário Voz de Itabuna, e mais adiante foi correspondente em sua cidade de jornais de Salvador. Em janeiro de 1953 fixou-se no Rio de Janeiro, para curso universitário, onde morou por cerca de 30 anos. Foi lá que ele iniciou sua carreira literária e uma atividade jornalística intensa, que prosseguiram na Bahia após 1984, nas cidades de Itabuna, Ilhéus e Salvador.
Seu primeiro livro públicado foi "Os Galos da Aurora" (1958, reeditado em 2002, com texto definitivo). Depois dele, seguiram-se cerca de 25 títulos de obras de ficção e crítica literária, além de participação em dezenas de antologias nacionais e estrangeiras. Seus contos estão traduzidos em espanhol, inglês, francês, italiano, alemão e holandês.
A partir de 1990, passou a residir em Salvador. Eleito para a Cadeira 29 da Academia de Letras da Bahia, faz parte também da Academia de Letras do Brasil (com sede em Brasília), onde ocupa a cadeira 13, que tem como patrono Graciliano Ramos. Pertence ainda à Academia de Letras de Ilhéus.
É Doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz .Fez parte da Comissão Machado de Assis, instituída pelo Ministro da Educação e Cultura, Jarbas Passarinho, para reconstituir os textos e reeditar a obra do Mestre, e integrou a Comissão Selo Bahia, criada pela Secretaria da Cultura e do Turismo, no âmbito da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Faleceu em 26 de março de 2015.
 





Leia o poema publicado em homenagem a Hélio Pólvora

 
 
 
SAFRA DE SOMBRAS

That is no country for old men, the young
In one another’s arms, birds in the trees.
W.B.Yeats*

A Hélio Pólvora

É; foi-se o tempo de plantar cacau:
Não é mais um ofício para jovens.

Grandes nuvens de crinas esvoaçadas,
Esparramadas no azul – soltas setas –
Galoparam sedentas de outros mapas.

A terra agora espectro de agra face,
Paragens somente para ossos (frios),
Esqueletos que são aves em ramos,
E até bem pouco não era assim (saibam):
O chão se abria a sonhos e sussurros,
soluço (único) de água mensageira,
E lá vinham pérolas entre musgos,
ametistas suando ao verde sob chuva.

O sol gretou os seios da morena,
sinhá-moça que veio de Belmonte,
intumesceu os olhos generosos.
E fez mais: as almas ressecou,
E os antes desasselvajados rios,
(Mirai) hoje somente veias secas,
E semblantes que vagam nas estradas,
Safra de sombras, ai, dever de velhos.

*Terra aquela não é que sirva para ancião.
Os moços a abraçar-se, as aves a cantar
Nas árvores (...)

Versos do poema de Yeats, "Velejando para Bizâncio" (Sailing to Byzantium), em tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos.






 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO





 
 
 

 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário