terça-feira, 14 de novembro de 2017

GRANDE PROGRAMAÇÃO CULTURAL PARA CELEBRAR OS 444 ANOS DE NITERÓI. IMPERDÍVEL

 

GRUPO 14 BIS



A Prefeitura de Niterói preparou uma grande e diversificada programação para comemorar os 444 anos da cidade, por vários pontos do município.
 
A celebração começa no sábado, 18 de novembro, e se estende até o dia 29, com dança, exposições, teatro, contação de histórias e muita música com artistas como Flávio Venturini e a turma do 14 Bis, Teresa Cristina, Dudu Nobre, Áurea Martins, a Orquestra Aprendiz, Criolo, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Moacyr Luz e muito mais. 
 
 
 
FLÁVIO VENTURINI - CANTOR E COMPOSITOR
 
OS FUXIQUEIROS
 

TERESA CRISTINA - CANTORA
 

 
A festa começa no sábado (18), às 14h, com os palhaços contadores de histórias, OS FUXIQUEIROS, apresentando canções infantis populares, no Horto do Fonseca. Também no Horto, às 17h, a cantora TERESA CRISTINA e o músico MOSQUITO fazem uma referência aos mestres do samba, em show que terá a abertura do GRUPO ESTRELATO. 
 
 
 
CIA DE BALLET DE NITERÓI
 
 

 

Ainda no dia 18, às 19h, a CIA DE BALLET DE NITERÓI apresenta um dos seus maiores sucessos: “Choros e Valsas - Um Tributo a Pixinguinha”, com a participação da ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ, na praia de São Francisco.
 

No dia 19, domingo, às 16h, haverá uma animada BATALHA DE RIMAS do projeto Viva Zumbi - Conexão Favela & Arte, no Horto do Fonseca. Já a orla de São Francisco recebe, a partir das 18h, o show da banda 14 BIS, que traz como brinde, seu ex-integrante FLÁVIO VENTURINI. A abertura da noite musical fica por conta do cantor niteroiense IGOR CARVALHO.
 
 


 
DUDU NOBRE
 
ÁUREA MARTINS
 
 
 
 
Na segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, o sambista DUDU NOBRE e a cantora ÁUREA MARTINS ditam o ritmo na Praça da Cantareira, em São Domingos, a partir das 18h, em evento que terá a abertura do grupo SAMBAÍ e diversas atividades da cultura negra, como jongo, capoeira, samba, dança afro e charme. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
No dia 21, terça-feira, às 14h30, no Memorial Roberto Silveira (Caminho Niemeyer), a programação tem como destaque a abertura da exposição do projeto REVISITANDO A LITERATURA FLUMINENSE, em homenagem ao autor Lili Leitão e a Roda Literária do Café Paris. Também no dia 21, às 19h, a Fundação Municipal de Educação promove a intervenção urbana PRECISAMOS FALAR DE RACISMO, na Praça Arariboia. 
 
 
 
ZECA PAGODINHO
 
 
 


No Dia do aniversário de Niterói, quarta, 22, a festa terá música para todos os gostos. A Praça do Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, será cenário, a partir das 18h, para a gravação do DVD Samba Social Clube, com participações de ZECA PAGODINHO, MOACYR LUZ e o grupo FUNDO DE QUINTAL.

 
 
 
 
 
 
 
 

Já o palco do Teatro Municipal de Niterói recebe a ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ, com seus 50 componentes, às 19h30, para um grande concerto, que vai celebrar, além dos 444 anos de Niterói, os 10 anos da orquestra e o tombamento do Programa Aprendiz como Patrimônio Cultural do Estado do Rio. O espetáculo terá entrada gratuita. 

 

 
 
 
ISMÊNIA MARTINS -PROFESSORA DA UFF
 
 
 

Na sexta, 24, a Biblioteca Parque de Niterói, promove o encontro PALAVRA E CIDADE, das 14h às 18h, com uma palestra da professora emérita da Universidade Federal Fluminense, ISMÊNIA MARTINS.
 
 
 
 
 
 
 


 
No sábado, 25, CRIOLO, um dos maiores expoentes do rap nacional, mostra temas do trabalho “Ainda há tempo”, a partir das 19h, na Praia de Piratininga. A abertura do show ficará a cargo de um dos ícones da cena noturna carioca, o DJ MAM. 

AS CIGARRAS CANTORAS ELIANE FURLANI E DANIELLE FRITZEN serão a atração de domingo, 26, às 10h, com muita contação de histórias e música, no Horto do Barreto. Já o bairro de São Francisco vai abrigar o campeonato NITERÓI SKATE CONTEST, das 8h às 18h, no skate Parque Carlos Alberto Parizzi. Além das disputas, o evento contará com a participação de bandas de Rock, de Rap, ambientação musical com DJs e demonstrações com skatistas profissionais. 
 
Para encerrar a programação de aniversário da cidade com "chave de ouro", na segunda-feira, 29, às 19h, será aberta a EXPOSIÇÃO “CAMINHANDO COM JANETE”, no Museu Janete Costa. A mostra faz uma grande homenagem à arquiteta pernambucana, mas niteroiense por adoção, Janete Costa, que empresta seu nome ao museu. Janete, que escolheu Niterói para viver, dedicou sua longa caminhada ao ofício de valorizar a arte popular brasileira. 
 

 
 

FOTOS
 
A identificação e o crédito das fotos estão nos próprios nomes dos arquivos em que elas foram salvas.

 

 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE
Departamento de Imprensa SMC/FAN

Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá,
Niterói - RJ
 

Nenhum comentário: