segunda-feira, 20 de novembro de 2017

14 BIS TEM CORAL DE 3 MIL VOZES EM SÃO FRANCISCO, NITERÓI. CONFIRA.

 
Flávio Venturini - Foto Thiago Cortes

 

 
 
Mesmo com a chuva fina, que não deu trégua, cerca de três mil pessoas compareceram a Praia de São Francisco para curtir o show do grupo 14 Bis e Flávio Venturini, no último domingo (19.11).

 
 
 
14 Bis- Foto Thiago Cortes
 
 
 
 
Com mais de três décadas de estrada e muitos sucessos consagrados, o grupo formado por Sérgio Magrão (vocal e baixo), Cláudio Venturini (vocal e guitarra), Vermelho (vocal e teclados) e Hely Rodrigues (bateria), junto com o ex-integrante Flávio Venturini, presentearam os fãs niteroienses com a turnê “14 Bis - 35 Anos”, que reúne vários clássicos da carreira da banda, além de sucessos da música nacional.
 
 
 
14 Bis- Foto Thiago Cortes
 
 
 
 
O repertório do show fez uma verdadeira viagem no tempo. O quarteto iniciou a noite com “Bola de meia, bola de gude” (Milton Nascimento e Fernando Brant), passeou por temas como “Mais uma vez” (Renato Russo) e “Caçador de mim”, se juntou a Flávio Venturini em “Espanhola”, “Perdidos em Abbey Road”, entre muitas outras, e encerrou com “Linda juventude”, com direito a um belo coro da plateia.

 
 
14 Bis - Foto Daniel Brasil
 
 
Os fãs de Niterói são incríveis. Com toda a chuva, estão aqui e cantaram cada música com empolgação. Muito obrigado! E parabéns a cidade pelos 444 anos”, disse o guitarrista do 14 Bis, Cláudio Venturini.
 
Presente ao show, o Secretário municipal de Cultura, Marcos Gomes, ressaltou a diversidade artística da programação dos 444 anos do município, com eventos abertos ao público e em diversas regiões. “A programação para celebrar a cidade é democrática e permite acesso a todos. O 14 Bis e o Flávio Venturi, por exemplo, ótimos representantes da música popular brasileira, são uma ótima oportunidade de lazer, com muita qualidade cultural”, destacou Gomes.

 
 
 
Igor Carvalho - Foto Thiago Cortes
 
 
 
Igor Carvalho abre a noite
 
A noite musical, parte das comemorações dos 444 anos de Niterói, foi aberta pelo cantor e compositor niteroiense, Igor Carvalho.
 
O artista embalou o público com composições de grandes artistas brasileiros como “Chega no Swingue” (Seu Jorge), “Alucinou” (Natiruts), “Aquele Abraço” (Gilberto Gil), “Dou não Dou” (Djavan), “Odara” e “Luz de Tieta” (Caetano Veloso)
 
Tocar em Niterói é um privilégio. Nossa cidade é um celeiro de grandes artistas e ser escolhido para representar o município, em plena comemoração de aniversário, com 14 Bis e Flávio Venturini, é uma alegria sem igual, não há palavras para descrever esse momento”, comemorou o cantor.
 
 
Cia de Ballet de Niterói - Foto Thiago Cortes
 
 
 
 
Companhia de Ballet de Niterói emocionou público, no sábado
 
Centenas de pessoas ficaram encantadas com o espetáculo “Choros e Valsas: Um Tributo a Pixinguinha” apresentado na orla de São Francisco, na noite de sábado (18.11), como parte das comemorações dos 444 anos de Niterói.
 
O trabalho, dirigido por Pedro Pires e com coreografias de Rodrigo Negri, é um dos maiores sucessos da Cia de Ballet de Niterói e contou com a participação da Orquestra Sinfônica Aprendiz, que tocou, sob a regência do maestro Evandro Rodriguese, composições do mestre Pixinguinha, como “Rosa”, “Saudade do cavaquinho”, “Lamentos” e “Carinhoso”, enquanto os bailarinos dançavam.
 
 
 
Orquestra Sinfônica Aprendiz
Foto: Aline Ourique
 
 

 
 
O Secretário Municipal de Cultura, Marcos Gomes, acompanhou a apresentação junto ao público e também elogiou o trabalho. “Esse show une dois grandes tesouros do nosso município. Temos a Orquestra Aprendiz, fruto de um dos maiores programas de iniciação musical do país, realizado pela Prefeitura de Niterói, junto de uma das mais atuantes companhias públicas de Balé do Brasil”, destacou Gomes.
 
Samba e muita diversão no Horto
 
Música, contação de histórias e muita animação, esse foi o tempero do primeiro dia de festa para celebrar os 444 anos de Niterói, na Zona Norte da cidade.
 
A programação teve início na tarde de sábado (18.11) com a trupe de palhaços e músicos “Os Fuxiqueiros”, no Horto do Fonseca. Com adereços teatrais, o grupo divertiu o público com releituras de diversas canções que fazem parte do imaginário infantil.

 
 
 
Teresa Cristina no Horto Fonseca
Foto Luiz Ferreira
 
 
 
 
Ao cair do sol, no mesmo Horto, foi a vez da cantora Teresa Cristina, junto ao seu convidado, o compositor Pedro Assad - conhecido Mosquito - colocar aproximadamente mil pessoas para sambar ao som de canções de bambas como Nelson Cavaquinho, Candeia, Cartola, Paulinho da Viola e muito partido alto.
 
Tereza Cristina fez questão de elogiar a grade de atrações dos 444 anos de Niterói, com vários eventos gratuitos e muito samba para os niteroienses. “Niterói está de parabéns pelo aniversário e também pela bela programação cultural da festa. Tudo de graça. No Rio não está assim não. Niterói dá exemplo”, ressaltou a cantora.
 
 
 
Festa continua até o dia 29
 
 
 
A Prefeitura de Niterói preparou uma diversificada programação gratuita para comemorar os 444 anos da cidade, por vários pontos do município. A celebração se estende até o dia 29 de novembro.
 
Nesta segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, o sambista DUDU NOBRE e a cantora ÁUREA MARTINS ditam o ritmo na Praça da Cantareira, em São Domingos, a partir das 18h, em evento que terá a abertura do grupo SAMBAÍ e diversas atividades da cultura negra, como jongo, capoeira, samba, dança afro e charme. 
 
No dia 21, terça-feira, às 14h30, no Memorial Roberto Silveira (Caminho Niemeyer), a programação tem como destaque a abertura da exposição do projeto REVISITANDO A LITERATURA FLUMINENSE, em homenagem ao autor Lili Leitão e a Roda Literária do Café Paris. Também no dia 21, às 19h, a Fundação Municipal de Educação promove a intervenção urbana PRECISAMOS FALAR DE RACISMO, na Praça Araribóia. 
 
No Dia do aniversário de Niterói, quarta, 22, o palco do Teatro Municipal de Niterói recebe a ORQUESTRA SINFÔNICA APRENDIZ, com seus 50 componentes, às 19h30, para um grande concerto, que vai celebrar, além dos 444 anos de Niterói, os 10 anos da orquestra e o tombamento do Programa Aprendiz como Patrimônio Cultural do Estado do Rio. O espetáculo terá entrada gratuita. 
 
Na sexta, 24, a Biblioteca Parque de Niterói, promove o encontro PALAVRA E CIDADE, das 14h às 18h, com uma palestra da professora emérita da Universidade Federal Fluminense, ISMÊNIA MARTINS.
 
No sábado, 25, CRIOLO, um dos maiores expoentes do rap nacional, mostra temas do trabalho “Ainda há tempo”, a partir das 19h, na Praia de Piratininga. A abertura do show ficará a cargo de um dos ícones da cena noturna carioca, o DJ MAM. 
 
AS CIGARRAS CANTORAS ELIANE FURLANI E DANIELLE FRITZEN serão a atração de domingo, 26, às 10h, com muita contação de histórias e música, no Horto do Barreto. Já o bairro de São Francisco vai abrigar o campeonato NITERÓI SKATE CONTEST, das 8h às 18h, no skate Parque Carlos Alberto Parizzi. Além das disputas, o evento contará com a participação de bandas de Rock, de Rap, ambientação musical com DJs e demonstrações com skatistas profissionais. 
 
Para encerrar a programação de aniversário da cidade com “chave de ouro”, na quarta-feira, 29, às 19h, será aberta a EXPOSIÇÃO “CAMINHANDO COM JANETE”, no Museu Janete Costa. A mostra faz uma grande homenagem à arquiteta pernambucana, mas niteroiense por adoção, Janete Costa, que empresta seu nome ao museu. Janete, que escolheu Niterói para viver, dedicou sua longa caminhada ao ofício de valorizar a arte popular brasileira. 
 
 
 
 
 
NOTA







A Coordenação de eventos dos 444 anos de Niterói informa que foi ADIADA, por conta do mal tempo, a gravação do DVD Samba Social Clube, com participações de Zeca Pagodinho, Moacyr Luz e do grupo Fundo de Quintal, que seria realizada, ao ar livre, nesta quarta, 22 de novembro, no Teatro Popular (Caminho Niemeyer), em Niterói.
 
O evento foi transferido para o dia 14 de janeiro de 2018, no mesmo local.
 
 

 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE

Departamento de Imprensa SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
Telefone: 55 (21) 2719-9639 - ramal: 211
e-mail: 
culturaniteroi@gmail.com
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói - RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário