quinta-feira, 19 de outubro de 2017

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO "NO DIA A DIA ESCOLAR - CRÔNICAS" DO ESCRITOR E POETA PEDRO CALDAS.


 
 
 
 
 
Parthenon Centro de Arte e Cultura
convida para o lançamento do livro 
NO DIA A DIA ESCOLAR - CRÔNICAS”,
de Pedro Caldas.

DIA 22 DE OUTUBRO DE 2017 (DOMINGO)
HORÁRIO: das 10 às 14h.
Local: Parthenon, Rua General Andrade Neves, nº 40,
Centro – Niterói - RJ - Brasil

 
 
 

SINOPSE
 
O que é uma crônica? Muitos estudiosos se propõem a explicar: um texto que retrata o cotidiano, uma visão subjetiva do autor diante de um fato do noticiário, um gênero híbrido que oscila entre a literatura e o jornalismo... Com certeza, muitos são os jovens que leram a respeito do gênero ao longo de sua vida escolar. No passado, mestres das palavras, como Rubem Braga, Fernando Sabino, Machado de Assis, Rachel de Queiroz registraram o dia a dia de seus tempos em boas histórias que se perpetuaram e nada antiquados, porque são atemporais. Atualmente, há outros tantos mestres da arte de fazer crônica como Carlos Eduardo Novaes, Luis Fernando Verissimo, Affonso Romano de Sant’Anna, Martha Medeiros, deixando o registro destes novos tempos.
 
 
Atualmente, em um Brasil movido pela educação e pelos anos de vestibulares, as escolas se enchem de alunos e professores dispostos a ensinar. Mas, além do ensino e do aprendizado, o que será que acontece dentro de uma sala de aula? Um mal-entendido entre docentes e discentes, uma discussão entre colegas por causa do ar-condicionado, uma explicação curiosa de um educador, um celular de um estudante que desaparece misteriosamente, um conselho de uma professora de como conseguiu ensinar seu filho a estudar sozinho… Para um olhar mais atento e criativo, essas situações podem tornar-se textos literários.
 
 
 
As crônicas reunidas neste livro são o registro da visão pessoal de um jovem cronista do século XXI, que ouviu, viu e viveu situações escolares desde o ensino fundamental até o ano efervescente do vestibular e Enem. Atento aos mínimos detalhes, o jovem autor deste livro registrou tudo isso em forma de crônicas leves – ora bem humoradas, ora levando a refletir –, as quais foram inspiradas em situações inusitadas e surpreendentes entre as diversas situações distintas, relacionadas ao convívio na escola.
 
 
 



 
 
 
UM POUCO SOBRE PEDRO CALDAS
 
 

PEDRO CALDAS GOMES GAGLIANO nascido em Niterói, no ano de 1994, escritor e poeta. Cursou Letras, por dois anos, na Faculdade de Formação de Professores – UERJ – e atualmente, dá continuidade no mesmo curso na Universidade Federal Fluminense (UFF). Desde pequeno, gostava de escrever histórias. Possuía vários cadernos em que ia desenvolvendo as suas narrativas e sempre orgulhoso mostrava seus textos para toda a sua família, a qual sempre o incentivou. Posteriormente, quando começou a estudar o ensino fundamental II, apresentou seus textos a professores e coordenadores, que se encantaram com o talento tão cedo do jovem.
 Até hoje, Pedro mantém boas amizades com professores e coordenadores daquele seu tempo, no ensino fundamental. Durante o ensino médio, continuou escrevendo crônicas e contos. Também produziu peças teatrais para trabalhos escolares, muita das vezes encenadas por ele junto com seus colegas.
Em 2012, época em que concluía o ensino médio, teve seus primeiros textos publicados em antologias. A primeira participação foi em “O perfume da palavra”, da Editora Muiraquitã, volume III. Neste ano, começou a participar de saraus literários, onde começou a declamar poesia ao público e conhecer outros artistas. Foi neste ano também que entrou para o Elos Clube de Niterói e para a Associação Niteroiense de Escritores (ANE), sendo o autor mais jovem destas instituições.
Em 2013, lançou, pela Editora Parthenon, seu primeiro livro solo, intitulado “A biografia dos onze irmãos”, uma biografia sobre sua família de origem portuguesa. O resultado de seu trabalho tornou-se tão notável que o editor, Mauro Carreiro Nolasco, convidou-o a organizar outra biografia de família e organizar outros trabalhos literários. Ainda nesse ano, entrou para o curso de Letras, na UERJ.
Nos anos seguintes, teve seus textos publicados em novas antologias: “O Perfume da Palavra – Volumes IV e V”, editora Muiraquitã; “Jubileu de Pérolas – 30 anos da ANE”, editora Parthenon; “Antologia - Um brinde à poesia”, obra patrocinada pela Fundação de Arte de Niterói; “Amor amar você – Volume II”, editora Clube do Autor.
Em 2016, entrou para o curso de Letras na UFF e continuou produzindo e organizando novos trabalhos literários. Em 2017, retomando um livro escrito durante o ensino médio, dá à luz a este trabalho, intitulado “No dia a dia escolar: crônicas”, pela Editora Parthenon. A obra ganhou destaque no Jornal A Tribuna, Caderno de Cultura.
 
 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA LER O CONVITE OFICIAL)
 
O lançamento deste livro será no dia 22 de outubro de 2017, das 10 às 14h, no Centro de Arte e Cultura da Editora Parthenon, na Rua General Andrade Neves, nº 40, Centro de Niterói, RJ, Brasil.

 
SAIU NA MÍDIA

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário