segunda-feira, 28 de agosto de 2017

HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL AO CENTENÁRIO DE JOSÉ HERMÍNIO GUASTI.

 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
 
JOSÉ HERMÍNIO GUASTI
INTELECTUAL HUMANISTA

 
 
 
 
Em 31 de agosto de 2017 comemora-se o centenário de nascimento do Presidente Vitalício da ACAMERJ, Acad. Prof. José Hermínio Guasti. No decorrer desse segundo semestre estaremos promovendo várias homenagens ao ilustre capixaba que, de coração e por direito, tornou-se cidadão fluminense e, especificamente, niteroiense.
Médico, professor, administrador, poeta, pai de família, soube muito bem administrar todos estes aspectos de suas múltiplas atividades, a eles emprestando o brilho de sua inteligência e capacidade de trabalho. 
Presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro - ACAMERJ -, antes Academia Fluminense de Medicina - AFM -, por dezessete anos, sendo quinze deles consecutivos, recebeu, em 2007, ao transmitir a Presidência a seu sucessor, o título de Presidente Vitalício.
Além disso, como Professor da UFF ocupou vários cargos administrativos, inclusive de Diretor do Instituo Biomédico; foi ainda Diretor Pró-têmpore da Faculdade de Medicina de Valença (1981), Presidente da Associação Médica Fluminense (1974-1977) e da Federação Brasileira de Academia de Medicina (FBAM-1989).
 
Atuou, como cirurgião em vários hospitais de Niterói, principalmente no Hospital Universitário Antonio Pedro - HUAP e no Hospital Santa Cruz.
Com a criação de quinze novas cadeiras para Acadêmicos Titulares da ACAMERJ foi aclamado Patrono da Cadeira nº 64, que no corrente ano de 2017 está em processo de admissão do primeiro Acadêmico Titular a ocupá-la.
 
O ilustre acadêmico José Hermínio Guasti faleceu em 10 de junho de 2010, aos 93 anos incompletos. Portanto, nossos efusivos cumprimentos,  ao Dr. José Hermínio, por ter contribuído imensamente para a cultura brasileira. Nossa eterna saudade!
 
Alberto Araújo.
editor
 
 
 
UMA HOMENAGEM DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 

 

 
 
APOIO CULTURAL
 
 
 

 

 






 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário