quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CARICATURAS DE NOEL ROSA NA SALA CARLOS COUTO, NITERÓI.

 
Pintura de Anita Dominoni

 

 
Sucesso de público e crítica, a exposição “Noel é 100” entra em cartaz na Sala Carlos Couto, em Niterói, no dia 8 de agosto, terça-feira, às 19h, com direito a apresentação musical do Rio Trio. Composta por 53 caricaturas, a mostra aborda esse que era um dos múltiplos talentos do ‘Poeta da Vila’ - a caricatura - e poderá ser visitada até 31 de agosto de 2017.
 
Pintura de Ricardo César Araújo.
 
 
Características singulares de Noel Rosa (1910 - 1937), como o defeito no queixo, o olhar triste e reflexivo, o grande nariz fino, a maestria com o violão, a paixão pelas mulheres e pelo samba são retratadas na exposição, idealizada em homenagem ao centenário do artista, completado em dezembro de 2010. O trabalho é resultado de um grande concurso nacional promovido pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), em que 40 caricaturas do cantor e compositor carioca Noel Rosa foram selecionadas entre centenas inscritas. Na época, estavam no júri os renomados cartunistas Cássio Loredano, Baptistão e Ulisses.
 
 
Pintura de Francisco Carlus Campos Costa
 
 
Na montagem, as obras escolhidas são apresentadas ao lado de 6 caricaturas do consagrado Antônio Nássara, amigo e parceiro de Noel, além de 7 trabalhos de artistas convidados, sob curadoria de Zé Roberto Graúna. O projeto vai apresentar ao público uma nova visão sobre o sambista Noel Rosa, a face caricaturista daquele que pintava diferentes tipos de pessoas em suas músicas.
 
Os trabalhos expostos passeiam não só pela figura do próprio Noel, como também pela de muitos de seus contemporâneos. O artista aparece acompanhado dos parceiros musicais, dos cantores de suas produções e de outras figuras que estiveram ligadas à sua trajetória, naquele momento em que a história ganhava aceleração especial no Brasil, em particular na capital, o Rio de Janeiro.
 
 
 
 
Um pouco sobre Noel Rosa
 
Sambista, cantor, compositor, bandolinista e violonista, Noel de Medeiros Rosa (1910-1937) foi um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Com 259 músicas, entre muitas obras-primas, Noel teve contribuição fundamental para história da música popular brasileira, ao legitimar o samba entre a classe média e o rádio.
 
Franzino, mulherengo e boêmio, do bairro de Vila Isabel e primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel elevou as letras de samba ao patamar de poesia.
 
Rio Trio
 
Atração da noite de abertura (8.08), o trio musical formado por Alessandro Cardoso (cavaquinho), Leandro Saramago (violão) e Netinho Albuquerque (percussão) vai mostrar temas consagrados de Noel Rosa, como “Com que Roupa”, “Conversa de Botequim”, “Feitio de Oração”, entre muitos outros.
 
SINOPSE
 
Noel é 100 traz caricaturas do sambista Noel Rosa, apresentando o seu lado caricaturista, que ‘sacava’ os tipos populares do seu tempo. A mostra é composta por 53 obras - entre trabalhos premiados no concurso nacional realizado pelo IMMuB; caricaturas de artistas convidados e também do consagrado caricaturista Antônio Nássara. Curadoria: Zé Roberto Graúna.
 
 
 
 
SERVIÇO:
“Noel é 100” na Sala Carlos Couto
Abertura: 8 de agosto, terça-feira, às 19h.
Apresentação musical com o Rio Trio.
Temporada: de 08 a 31 de agosto de 2017
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h;
Sábados e Domingos, das 15h às 18h.
Local: Sala Carlos Couto –
anexa ao Teatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro,
Niterói-RJ
Informações: (21) 2620-1624
Classificação etária: livre
GRATUITO

 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE:Assessoria de Imprensa
(21) 996735543

2 comentários:

  1. Belíssimo o trabalho do caricaturista.

    Ele soube captar a alma e a personalidade do artista.

    Seu trabalho muito mereceu os prêmios recebidos.

    Amei.

    Parabéns. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Lindo. Lindíssimo.

    Estou encantada.

    ResponderExcluir