quinta-feira, 13 de julho de 2017

NITERÓI CELEBRA A ‘QUEDA DA BASTILHA’ COM MÚSICA, GASTRONOMIA E CINEMA. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO. IMPERDÍVEL!

 
 
Na foto: Da esquerda para direita, Adriana Medeiros, Bruno Hamad, Damien Larderet, Arnaud Gouxette, Roland Villard, Flávia Quaresma,  Katia Hannequim, Christophe Lidy, Danni Camilo e Noemia Ribeiro (Divulgação).

 
 
 
 
 
Niterói vai celebrar a ‘Queda da Bastilha”, fato histórico considerado o marco inicial da Revolução Francesa (em 14 de julho de 1789), com a “FESTA DA BASTILHA - Vive la France em Niterói”, no dia 15 de julho, sábado, das 12h30 às 22h, no complexo do Reserva Cultural Niterói, em São Domingos. O evento, realizado pelo Reserva Cultural, em parceria com a Prefeitura de Niterói e com o Consulado da França no Rio de Janeiro, contará com shows musicais, gastronomia francesa e filmes inéditos.
 
Na ocasião, o Reserva Cultural de Niterói se transformará num reduto francês com uma rica programação musical, cinematográfica e gastronômica, desde a hora do almoço até à noite. Uma forma de comemorar os laços cada dia mais fortes que a França tem com Niterói e seus cidadãos. Para festejar essa amizade franco-niteroiense, grandes chefs franceses e brasileiros participarão da comemoração do dia nacional da França em Niterói, com iguarias francesas a preços populares (média 25 reais).
 
Para o Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil, comemorar o dia 14 de julho será uma ótima oportunidade para reunir as famílias e os amantes da cultura e da gastronomia francesa. “As pessoas vão poder celebrar a amizade franco-brasileira com um bom pot-au-feu, um pouco de acordeão, de samba e uma boa programação cinematográfica”, ressalta Brice.
 
A parte gastronômica estará a cargo do chef francês Roland Villard e da produtora Danni Camilo. “É sempre um grande prazer apadrinhar a comemoração do dia nacional da França, reunindo amigos e chefes, franceses e brasileiros, prestigiando essa rica e maravilhosa gastronomia”, destaca Roland.
 
Vários chefs já confirmaram presença. Entre eles: Christophe Lidy, que fará um frango Riesling com spaetzle (receita oriunda da Alsace, região francesa vizinha da Alemanha); Flávia Quaresma um coq au vin; Katia Hannequim com o clássico pot-au-feu; Frederic Monnier, o famoso cassoulet (prato da região de Toulouse); Robert Ciasca, além de Arnaud Gouxette, Emanuel Pinheiro, Noemia Ribeiro etc. O padrinho do evento Roland Villard também terá um estande e servirá o tradicional Aligot com linguiça (especialidade da região montanhosa do centro do país). E claro, não faltarão os maravilhosos doces franceses como os macarons, da Adriana Medeiros (Gustative) e a tradicional mousse de chocolate da Vitoria Jardim (Copa Star) e do Bruno Hamad. Como uma típica festa francesa, queijos terão seu lugar reservado com a curadoria do Ronan Kerrest (Queijo com sotaque).
 
Já a programação musical contará com shows da cantora francesa Valerie Lu, do pianista e acordeonista niteroiense Marcos Nimrichter, do sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz e do DJ carioca MAM em dupla com o violinista francês Nicolas Krassik.
 
Promovidas em parceria com a distribuidora de filmes Fênix, uma sessão especial do filme “Saint Amour, na rota do vinho” e uma degustação de queijos e vinhos da Vinhetica, uma vinícola da Serra Gaúcha do enólogo francês Gaspar Desurmont, fecham a noite de celebração, às 21h.
 
 
Lista dos chefs participantes e seus cardápios:
 
Christophe Lidy (frango Riesling com spaetzle, clafoutis de cerejas)
Frederic Monnier (ostras, sopa de cebola, cassoulet)
Arnaud Gouxette (quiches)
Adriana Medeiros (macarons)
Flávia Quaresma (coq au vin)
Emanuel Pinheiro (sobremesas)
Roberta Ciasca (via de Boeuf Bourguignon e creme brulée)
Ronan Kerrest (queijos)
Vitoria Jardim e Bruno Hamad (Mousse de chocolate)
Katia Hannequim (Pot-au-feu)
Damien Larderet e Gaspar Desurmont (vinhos)
Roland Villard (aligot linguiça)
Fred De Meayer
Ricardo Lapeyre
Noemia Ribeiro, cozinheira do Cônsul Geral da França no Rio de Janeiro (um toque brasileiro com seu acarajé)
 
 
SERVIÇO:
QUANDO: 15 de julho, das 12h30 às 22h
ONDE: Reserva Cultural de Niterói - Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói-RJ
QUANTO: Entrada franca *
(*)a sessão de cinema será paga e os pratos terão preços em torno de R$ 25.
 
 
 





APOIO CULTURAL NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 










 
 

 

FONTE:

ASCOM SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói
Fundação de Arte de Niterói - FAN
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário