sábado, 24 de junho de 2017

ENCONTRO DE MACHADO DE ASSIS & ARTHUR AZEVEDO, NO SOLAR DO JAMBEIRO.


 
 
 
No dia 27 de junho, às 20 horas, o Solar do Jambeiro reapresenta o espetáculo "Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo", de Leonardo Simões.

Com elenco renovado e comemorando 25 anos de sua criação, o espetáculo itinerante, que já integra o imaginário da cidade, contará nessa temporada com um sarau de abertura.
 
 

 

 
 
 
 
 
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), classificação indicativa: 12 anos.

Montada originalmente em 1992, e em sua sexta temporada no Solar, a encenação de Leonardo Simões percorre os diversos espaços do casarão, tendo a própria ambientação arquitetônica do lugar como cenário para a apresentação das pequenas cenas de Machado de Assis e de Arthur Azevedo, que no espetáculo são reunidos como anfitriões e guias dessa viagem no tempo. Os espectadores são transportados à chamada Belle-Epóque, durante 80 minutos de humor, poesia, música, literatura e muitas referências históricas.
 

Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo terá no elenco: Leonardo Simões, como Machado de Assis e Marcelo Mattos, como Arthur Azevedo, além de Raquel Penner, Fernanda Guerreiro, Cristina Guimarães, Camila Ferolla, Marcello Sader, Wanderson Bernardo e o violonista Juan Paz.

A cada semana, o sarau receberá uma cantora: Luiza Vieira no dia 06/06, Chiara Santoro no dia 13/06, Bianca Oliveira no dia 20/06 e Mona Vilardo no dia 27/06. No dia 20, data em que se comemora o aniversário de Machado de Assis, haverá uma apresentação especial, às 16h30.

O Espetáculo

Uma correalização do NEPAC e das Companhias Fabricarte e Sassaricando, "Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo" é um espetáculo teatral itinerante que, por meio da Literatura, da Música e da História, propõe uma viagem à virada do século XIX para o século XX, a chamada Belle-Epóque, com suas intensas transformações sociais e urbanas. A afirmação da República, os costumes e o pensamento da época.


Machado de Assis, iterpretado por
Leonardo Simões



Criado em 1992, no Museu do Ingá, e após seis temporadas da remontagem no Solar do Jambeiro (nos anos de 2004, 2005, 2012, 2013 e 2014), o espetáculo alcançou um público superior a 10.000 espectadores. Nesse período, incluem-se também duas versões transpostas para o palco italiano: em 2006, no Teatro da UFF, com o título adaptado para Cenas Brasileiras; e em 2008, no teatro da Academia Brasileira de Letras, por ocasião das homenagens pelo centenário da morte dos dois autores, ambos falecidos no ano de 1908, nos dias 29 de setembro (Machado) e 22 de outubro (Arthur).

Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro, em 1839, foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. A obra de Machado de Assis assume uma originalidade despreocupada com as modas literárias dominantes de seu tempo. A crítica moderna confere ao autor o título de melhor escritor brasileiro de todos os tempos, e sua obra é vista hoje em dia de fundamental importância para as universidades e a vida acadêmica em geral no país.
 
Arthur Azevedo, iterpretado por Marcelo Mattos.
 
 

 
Artur Nabantino Gonçalves de Azevedo, nascido em São Luís, em 1855, foi um dramaturgo, poeta, contista e jornalista brasileiro. No conto e no teatro, Artur Azevedo foi um descobridor do cotidiano da vida carioca e observador dos hábitos da capital. Os namoros, as infidelidades conjugais, as relações de família ou de amizade, as cerimônias festivas ou fúnebres, tudo o que se passava nas ruas ou nas casas forneceu assunto para as histórias. No teatro foi o continuador de Martins Pena e de França Júnior. Escreveu cerca de duzentas peças para teatro e tentou fazer surgir o teatro nacional, incentivando a encenação de obras brasileiras. É um poeta lírico, sentimental, e seus sonetos estão perfeitamente dentro da tradição amorosa dos sonetos brasileiros.

Ficha Técnica

Textos originais: Arthur Azevedo e Machado de Assis
Concepção, Adaptação, Direção e Produção: Leonardo Simões
Figurinos e Adereços: Cátia Vianna
Fotografias: Elizabeth Penner
Direção Musical e Orientação Vocal: Victor Salzeda
Coordenação de Projetos: Raquel Penner
Assistente de Produção: Rafael Barcelos
Realização integrada: NEPAC, Companhia Fabricarte e Cia. Sassaricando.
 
 
 
Serviço

Encontro de Machado de Assis & Arthur Azevedo
Data: Todas as terças-feiras de junho de 2017
Horário: 06, 13 e 27 às 20h e 20 às 16h30
Duração: 80min
Ingressos: R$ 30,00 (inteira)
Reserva de ingressos no e-mail: contato.nepac@gmail.com
Classificação etária: Não indicado a menores de 12 anos.


Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, nº 195, São Domingos
Telefone: (21) 2109-2222



 
 
 
 
 
 
APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Ah se pudéssemos, algumas vezes na vida, reviver períodos tão ricos de poesia e lirismo, quanto a época de Machado de Assis e os tempos de Arthur Azevedo. O espetáculo de Leonardo Simões nos permite partilhar do sonho da "belle epóque", num espaço autêntico, com sons e imagens reais, percorrendo os mesmos caminhos dos nossos brilhantes antepassados. Respirar fundo. Abrir bem os olhos. Mergulhar na atmosfera mágica do Solar do Jambeiro e acordar no final do século XIX, com toda a pompa e circunstância.

    ResponderExcluir