segunda-feira, 8 de maio de 2017

GIANFRANCESCO GUARNIERI É HOMENAGEADO NO CINE NIKITI DE MAIO, NO JAMBEIRO EM NITERÓI.

 
 
 
 
O Cine Nikiti de maio presta uma homenagem ao ator e autor brasileiro Gianfrancesco Guarnieri exibindo o documentário “Guarnieri”, dirigido por seu neto, Francisco Guarnieri.
 
O filme será apresentado no dia 17 de maio, quarta-feira, às 18h30, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.
 
O filme acompanha vários ramos da trajetória de Guarnieri  da fase épica do Teatro de Arena, onde, em companhia de Augusto Boal, encenou peças fundamentais para a compreensão do Brasil como Arena conta Zumbi e Arena conta Tiradentes, entre outras.

Quem assistiu a essas montagens, levadas num Brasil em transe pela primeira fase da ditadura militar, conhece sua importância e impacto.

Guarnieri fez também muita TV e algum cinema. É protagonista do fundamental O Grande Momento (1958), de Roberto Santos, a Eles Não Usam Black-tie (1981), de Leon Hirszman, comentário a quente das greves operárias e seu impacto na redemocratização. 

 
 
 
 
 
Gianfrancesco Guarnieri foi um dos nomes mais importantes da história do teatro brasileiro. Além de ter sido um grande ator na televisão, ele foi uma imagem-síntese do artista engajado brasileiro.
 
Agora, seu neto e diretor Francisco busca compreender, por meio de seu documentário, o lugar da geração do avô na história, nas artes e no mundo.
 
Após a sessão haverá bate-papo com Alexandre Santini, Mestre em Cultura e Territorialidades pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o ator e diretor Jean Cândido Brasileiro.
 
O Cine Nikiti acontece sempre na 3ª quarta-feira de cada mês. Nele são exibidos longas-metragens brasileiros, sendo resultado de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes. 
 
Guarnieri, um dos destaques deste ano da Mostra de Cinema de Tiradentes, faz parte do projeto “Mostra Histórias Intinerantes”, e o evento é uma parceria com a Taturana Mobilização.
 
O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, Niterói, RJ, Brasil.
 
Página do Cine Nikiti no Facebook:
 

 


 


Saiba mais sobre Gianfrancesco Guarnieri:
 


Ficha Técnica:
Direção: Francisco Guarnieri
Duração: 71 min
Produção/Ano: Brasil/2017
Classificação Indicativa: Livre
 

 

 


APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 
 
 
 
 
 
 


FONTE:
Núcleo de Produção Digital - Niterói / RJ
Subsecretaria Municipal de Ciência e Tecnologia
Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia 
Fundação Oscar Niemeyer
Rua Jornalista Rogério Coelho Neto s/n°
- Centro - Niterói - RJ
(21) 2717-3279.

Nenhum comentário:

Postar um comentário