domingo, 12 de março de 2017

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA "POESIA EM TODA PARTE", EM NITERÓI.


 
 
 
 
A Prefeitura de Niterói, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura/FAN, lança a campanha “Poesia em toda parte” e vai promover uma série de eventos, entre 14 e 30 de março, e intervenções artísticas, até 20 de abril, para celebrar o Dia do Poeta (29/03).

Poesias de diversos artistas irão se misturar ao cotidiano dos niteroienses. Ônibus, calçadas, ruas e praças, em diferentes bairros, serão espaços de intervenção poética, proporcionando aos cidadãos um novo olhar sobre os caminhos que percorrem, no dia a dia. A ação se estende também pelas redes sociais, onde os usuários poderão interagir através da hashtag: #poesiaemtodaparte, compartilhando poesias, encaminhando fotos das intervenções que encontrarem ou mesmo assistindo as declamações realizadas, ao vivo, por poetas, via Face book.

Elaborada pela Coordenação de Promoção da Leitura, em parceria com a Rede Municipal de Bibliotecas Populares, a campanha contará também com diversos eventos. No dia 14, entre 9h e 11h, haverá um Café Literário, no Auditório Darcy Ribeiro (Rua São Pedro, nº 108, Centro), que oferecerá aos participantes a vivência de um sarau de poesias, com microfone aberto para a participação do público.

A ação prossegue com um Sarau de Poesias, no Campo de São Bento (em frente à Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira), no dia 18, entre 10h e 12h, que promete reunir poetas niteroienses para declamar e compartilhar poesias e outros modos de vivência poética.

Também no dia 18, das 15h às 18h, acontece uma edição do tradicional “Um Brinde a Poesia”, com a poetisa e fotojornalista Lucília Dowslley e a participação de vários nomes da poesia contemporânea, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Na ocasião, o microfone estará aberto para o público participar com poemas ou músicas.
No dia 30, às 19h, Jovens Poetas da cidade, todas mulheres, apresentam performance, na Sala Carlos Couto (Teatro Municipal de Niterói).

No mesmo dia 30, às 20h30min, o consagrado “Corujão da Poesia - Universo da Leitura” brinda o público com um grande sarau de poesias noturno, no Reserva Cultural Niterói, em São Domingos.

DIA DO POETA - Comemorado em Niterói no dia 29 de março, foi instituído pela Lei n° 3143, de 27 de maio de 2015. A iniciativa faz uma homenagem ao poeta, professor, jornalista e memorialista Luís Antônio Pimentel, que cantou e contou a cidade de Niterói em verso e prosa, retratando o município através da construção poética de seus haicais, textos, fotografias e registros significativos da memória local.

 
 
 
 
 
 
 

 

PROGRAMAÇÃO:


14/03

CAFÉ LITERÁRIO
Das 9h às 11h, no Auditório Darcy Ribeiro.
Endereço: Rua São Pedro, nº 108, Centro.
ENTRADA FRANCA

 

18/03
SARAU DE POESIA
Das 10h e 12h, no Campo de São Bento, em frente à Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira.
Endereço: Rua Lopes Trovão, s/nº, Icaraí.
Entrada franca







UM BRINDE À POESIA
Das 15h às 18h, grande encontro de poetas e apreciadores, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem.
ENTRADA FRANCA

 

30/03
JOVENS POETAS
Às 19h, música e poesia com mulheres poetas, na Sala Carlos Couto (Teatro Municipal de Niterói)
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro.
Entrada franca





CORUJÃO DA POESIA
Às 20h30min, um grande sarau de poesias noturno,
no Reserva Cultural Niterói.
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos.

ENTRADA FRANCA

 

 

APOIO NA DIVULGAÇÃO
 
 
 

 







 

FONTE:
Leo Caldeira
ASCOM SMC/FAN
Secretaria Municipal de Cultura - Niterói

Fundação de Arte de Niterói - FAN
e-mail: 
culturaniteroi@gmail.com

Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói - RJ.

 

3 comentários: