terça-feira, 13 de setembro de 2016

CONVITE PARA LANÇAMENTO DO LIVRO DITOS POR NÃO DITOS DA ESCRITORA LYDIA SIMONATO NA ABAF EM BOTAFOGO NO RIO DE JANEIRO. CONFIRA.


 
 
 
Ditos por Não Ditos”,
o novo livro de Lydia Simonato.
 
 
Arquiteta, Fotógrafa, Artista Plástica, Escritora e Poetisa. São muitos os talentos de Lydia Simonato, essa multifacetada pernambucana, radicada no Rio de Janeiro e que esta prestes a lançar, no próximo dia 17 de setembro, a partir das 19h, na ABAF – Associação Brasileira de Arte Fotográfica, o inovador e surpreendente livro “Ditos por Não ditos”.
 
 
O evento promete. Aos convidados será servido um coquetel ao som do teclado do músico Nilton Nazaré, que brindará a todos tocando bossa nova.
 
Confira a seguir, os textos dos escritores que assinaram o prefácio, orelhas e quarta capa e conheça um pouco deste interessante projeto.
 
“Junte muita criatividade, uma pesquisa embasada, uma pitada de curiosidade e muita poesia. O resultado só pode ser algo muito inovador e original.
 
A receita parece um “bicho de sete cabeças”, mas não para Lydia Simonato. Com essa obra, e “com a corda toda”, ela nos leva a passear de forma divertida, por vários ditos populares, seus significados e curiosidades, nos traz conhecimento e, ainda, nos encanta com seu talento poético.
 
Os 34 poemas apresentados foram inspirados nos ditados que a autora escolheu abordar e nos contar suas origens. Todos acompanhados de fotos, que, por sinal, são incríveis! Uma leitura oportuna pela beleza e riqueza de seu conteúdo, onde a autora mostra toda sua essência e originalidade, surpreendendo positivamente a todos os leitores.
 
Os fragmentos históricos do cotidiano, abordados e aprendidos aqui, dão vida à memória, permitindo que ela seja reconstruída através de novas abordagens poéticas...
 
Dyandreia Valverde Portugal
Escritora – Jornalista
(MTB 36.185/RJ - ABJ1127)
Editora-Chefe do Jornal Sem Fronteiras,
da Rede Mídia de Comunicação
e Editora Sem Fronteiras
 
 
Ditos Por Não Ditos - Este é o quarto ótimo livro que prefacio. Vejam, não disse que os prefácios ficaram bons, afirmo que os quatro livros são de ótimo padrão literário, os dois da Professora Rejane Machado, o da atual Presidente da UBE-RJ, Poeta Juçara Valverde e agora o da Poeta Lydia Simonato.
 
            Foi um prazer ler os quatro livros, já que não aceito o que o caro e ilustre amigo, falecido, fazia e com arte. Aceitava prefaciar o livro, preparava sua parte, a obra era editada com os elogios de praxe e só então e às vezes, lia o que já prefaciara. Temia, antes de resenhar, não gostar do lido e então...
 
No meu caso, conhecendo as obras anteriores das escritoras citadas, aceitei com tranquilidade a honra e li com alegria. Depois foi só dizer o que o eu leitor achou, já que não tenho cabedal técnico de crítico literário. Sou médico que escreve e que só faz prefácios pela bondade das escritoras, que querem me dar a chance de sair do meu tugúrio cardiológico. Enrola, enrola e não fala no livro!
 
A ele. É livro “sui generis”, o que já é vantagem para quem lê. De simplicidade e inventiva raras, não sendo apenas um livro de poesia. Há poesia em todas as páginas e também pesquisa histórica e até folclórica. Assim é “Ditos Por Não Ditos”. São trinta e quatro ditos, com versos e no tema e não tema, pois a autora mostra pesquisa histórica.
 
De trinta e quatro poemas, vou a uma página ao acaso É o segundo dito – A Bica da Rainha, Rua Cosme Velho 331. E a poesia vem até com Dona Maria, a Louca e o significado de Maria vai com as outras. Além das poesias, ternas, quero valorizar o significado, o histórico de cada dito.
 
Até então não contei que em todas as páginas há foto ou desenho, algo alusivo ao texto. E nesta destacada página tem a fotografia da Bica da Rainha assinada por Humberto Simonato, marido da Poeta e também poeta com câmera nas mãos e olhos e alma atentos. Então poema, significado, histórico, representação gráfica e todos concernentes ao dito da página.
 
 O décimo quinto dito aborda o “ser salvo pelo gongo”. Por que o dito? Está lá e o título do poema é “Morrer”. Explique-o. Não vou explicar e avisei que está anotado no poético livro. Convido-o (a) a ir lá. No trigésimo segundo dito a gravura mostra um dos tesouros da Poeta, andando pela praia. É a neta em foto de Rubben Seabra, titulo da poesia “Sem destino” e o dito andar à toa, significado, história e com poesia que termina: “Enfim.../como eu gostaria/de andar à toa na vida”.
 
A poesia está bem acompanhada e neste trem, livro, viagem, de poesia, passeiam entre outros: Dom Sebastião, Rodin, Flu Fla (em foto da Poeta), Tito Lívio,  Toulouse-Lautrec, Trem de aço, pois quem espera sempre alcança com fotografia de Ivan Maia. Tem tudo isto mesmo? Até bem mais. Confesso que inverti a ordem de uma foto para implicar com o neto dos Simonatos, que é Flamengo. Torcendo pelo Fluminense, troquei a ordem das camisas, que é Fla Flu.
 
Foi ótimo andar com liberdade e emoção neste livro encantador de Lydia Simonato. Muito obrigado pela oportunidade e que outros curtam o passeio através do “Ditos Por Não Ditos”, como este “soi disant” prefaciador fez. Grato.”
                                                                           
 Pedro Franco
Médico - Escritor
 
 
 
“A vivacidade e o interesse pelo folclore de Lydia Simonato talvez venha da alegria do frevo pernambucano.
 
Tendo feito teatro participa das rodas poéticas declamando poemas contaminado o público com suas performances.
 
Foi professora universitária em Arquitetura o que deixou um gosto estético apurado e que podemos observar em suas exposições de fotografia.
 
Tem lançado seus livros em verso e prosa – “Arco-íris do desejo”/ 2011 e “Gotas de luz”/ 2013.
 
Ativa e bem humorada Lydia, traz em ”Ditos por não Ditos”, o seu olhar curioso e criativo bagagem acumulada nos eventos que tem coordenado desde 2000, como: O Encontro de Poesia da Biblioteca Municipal de Botafogo; o Setor de Poesia da Semana de Artes de Portas Abertas de Laranjeira e Cosme Velho, Eventos de Poesia na Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal, Eventos literários com o Grupo Lítero-Musical Colégio Bennett para Terceira Idade.
 
Ela tem deixado seu rastro de sua trajetória literária como Artilheira da Cultura do Centro de Literatura do Forte de Copacabana, membro: UBE RJ, APPERJ, AJEB, UBT, nos amigos do café do Grupo Poesia Simplesmente.
 
Lydia Simonato também tem participado de várias Antologias e Coletâneas no Brasil e exterior, tais como o 32º Salão do Livro 2012 - Antologia ZMF D de Rio à Paris, bilíngue-português /francês - Poesia, Paris /França e Antologia Viajando pelo mundo - 3 anos do Jornal Sem Fronteiras-bilíngue- português/inglês que será lançado no exterior; entre outras.
 
Sua mais recente premiação foi o Troféu Categoria Literatura na edição comemorativa de 3 anos do Jornal Sem Fronteiras, março/2016, Blumenau/SC.
 
Vamos saborear um pouquinho do Brasil, no vocabulário popular com Lydia neste seu novo livro. Parabéns!”
 
Juçara Valverde
Médica – Escritora e Poeta
Presidente da UBE/RJ
(União Brasileira de Escritores)
 
 
 
“Depois de uma pesquisa minuciosa eis que surge o livro de Lydia sobre ditos e não ditos. Tenho certeza de que os ditos percorrerão muitas estradas. Serão lidos por muita gente.
 
            Quem não gosta de ler sobre esse assunto?  Quem não se mostra curioso diante de tanta coisa interessante nascida da alma popular?

            Lydia Simonato  dispensou  à leitura  dos ditos uma forma leve e curiosa que prenderá os leitores de forma definitiva.
 
            É verdade que os ditos estão por aí espalhados em algumas publicações. Juntá-los de forma harmoniosa foi que Lydia fez.  E foi assim que surgiu esse conjunto de coisas que resume o pensamento do povo, em forma simples e coloquial. Quando se trata de assunto nascido da boca da gente comum, mas sábia,  agrada, sim, sem dúvida alguma. 

            Por certo, os leitores ficarão encantados e se divertirão, também, tendo diante dos olhos, muita coisa que ficou no esquecimento e que agora volta através de Lydia. Que acrescenta  a cada dito, um poema de sua autoria, relativo ao dito pesquisado. Portanto, uma forma diferente de apresentar essa maneira inteligente que o povo usa para se expressar.
 
            Parabéns, Lydia, siga em frente, pois ‘quem tem boca vai a Roma’ e depois desse livro, espero que continue a pesquisa sobre o assunto, e quem sabe você visita a Cidade Eterna?”    
                                   
 Larissa Loretti
Escritora e Poeta
Presidente da AJEB/RJ
(Associação de Jornalistas e Escritoras Brasileiras)
 
 
Lydia Simonato - escritora.
 
 
Sobre a autora:
 
Lydia Simonato - Pernambucana, Arquiteta, Artista Plástica, fez teatro amador. Foi professora de Desenho e Representação Gráfica em Arquitetura na Faculdade Santa Úrsula.
 
Lançou em 2011 o livro de poesia Arco-Íris do Desejo e em 2013 Gotas de Luz. Coorganizadora de: Antologias “O Trem e o Imaginário Verso e Prosa I II e III” RJ/2011 2012 e 2014; Antologia Verso e Prosa VII, VIII e IX Arte Laranjeiras e Cosme Velho 2012, 2013 e 2014; Antologia Rio de Janeiro 450 anos de Verso e Prosa - RJ/ 2015.
 
Coordena: O Encontro de Poesia da Biblioteca Municipal de Botafogo; Setor de Poesia da Semana de Artes de Portas Abertas de Laranjeira e Cosme Velho, os Eventos de Poesia na Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal e o Café da Poesia na Praça São Salvador. Coordenou: Eventos literários com Grupo Lítero Musical Colégio Bennett para Terceira Idade.
 
É membro da APPERJ, UBT e UBE Artilheiro da Cultura do Centro de Literatura do Forte de Copacabana, Secretária da AJEB. Participa dos amigos do café-Grupo Poesia Simplesmente - Teatro Gláucio Gill.
 
 
Participou de várias Antologias; 32º Salão do Livro, 2012, com a Antologia ZMF de Rio à Paris, português/ francês - Poesia, Paris, França.
 
Recebeu o troféu Categoria Literatura pela edição comemorativa de 3 (três) anos do Jornal Sem Fronteiras/2016, Blumenau/SC.
 
 
  
SERVIÇO
 
Título: Dito Por Não Ditos
Dia: 17/09/16, sábado
Hora: 19h
Local: ABAF – Associação Brasileira de Arte Fotográfica
Endereço: Rua Assis Bueno, 30 – Botafogo –
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
 
Mídia Credenciada:
Jornal Sem Fronteiras

Preço do livro: R$25,00 (valor promocional de lançamento) ou R$30,00 (valor para postagem).

Para adquirir o livro e contato com a Autora:


Para mais informações:

 
 
 
 
 
 
 
 
Amigo Alberto Araújo, postei no site da ALACE o lançamento do livro da amiga Lydia Simonato, veja.
Clicar no link:
 
Bjs.
Socorro Cavalcanti
Vice-presidente da ALACE- Academia de Letras e Artes do Ceará.

 

 
 ************************************
 
 
 
 
Muito bem construído e criativo o trabalho de Lydia Simonato que se soma, com eficiência, à coletânea de expressões curiosas da alegre A Casa de Mãe Joana de Reinaldo Pimenta. O diferencial de Lydia fica por conta de sua verve poética que dá os 34 ditos um tempero delicioso. É um livro obrigatório nas estantes e cabeceiras pela brasilidade e pela completude.
 
Luiz Lemme
Presidente da Instituto Esquina da Arte
do Ingá em Niterói.
 
 
 
 
***************************************
 
 
 
 

APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Muito bem construído e criativo o trabalho de Lydia Simonato que se soma, com eficiência, à coletânea de expressões curiosas da alegre "A Casa de Mãe Joana" de Reinaldo Pimenta. O diferencial de Lydia fica por conta de sua verve poética que dá os 34 ditos um tempero delicioso. É um livro obrigatório nas estantes e cabeceiras pela brasilidade e pela completude.

    ResponderExcluir