terça-feira, 16 de agosto de 2016

CONVITE PARA CONCERTOS COM ORQUESTRA ALEMÃ QUE FAZ TEMPORADA NO RIO DE JANEIRO E EM NITERÓI. CONFIRA.


 

 



A Orquestra de Sopros alemã JUGGE chega ao Brasil para participar de uma série de concertos nas cidades do Rio e de Niterói, ao lado de formações orquestrais do Programa Aprendiz | Música na Escola. A maratona, resultado do programa de intercâmbio musical Brasil x Alemanha realizado pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB), terá início no dia 30 de agosto, terça-feira, às 18h30, no Salão Leopoldo Migues (Escola de Música da UFRJ).

 

Ao todo serão quatro apresentações. Além do dia 30/08, haverá shows nos dias 31/08, no Teatro Municipal de Niterói; no dia 02/09, na Biblioteca Parque de Niterói; e, por último, no dia 06 de setembro, na Biblioteca Parque Estadual (Centro do Rio).

 

 
 

Composta por 40 jovens músicos, entre 13 e 21 anos, a orquestra JUGGE será conduzida pelo maestro Milos Gluckmann e traz no repertório as ‘Folks Songs’, canções populares germânicas como: “Stell Dich Ein in Oberkrain”, “Vom Egerland Zum Moldaustrand”, “Polka Party”, “Schlag auf Schlag” e “Die Tollkühnen Männer”.

 

Já os músicos do Programa Aprendiz vão mostrar obras de grandes artistas brasileiros, como Chiquinha Gonzaga (Lua Branca), Jacob do Bandolim (Assanhado), Villa-Lobos (Preludio, Bachianas nº4), e clássicos de nomes consagrados como Mozart (sinfonia 38) e Ravel (Pavane pour une enfant defunt).

 





 
 

A Orquestra JUGGE:

 

A Orquestra de sopros Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben, conhecida como JUGGE, é originária da região histórica e cultural de Gersthofen, que fica a cerca de 60 quilômetros de Munique, na Baviera.

 

Fundada em setembro de 1955, a JUGGE tem como objetivos proporcionar formação musical para jovens e promover a cultura e as artes, através de atividades e encontro musicais variados, contribuindo para valores como os da compreensão e da tolerância internacional. A orquestra já realizou intercâmbios musicais com diversos países como Áustria, Grã-Bretanha, Dinamarca, Suécia, República Checa, Noruega, Rússia etc.

 

Em 2013, a formação orquestral 'Gersthofer Blasharmoniker', composta por ex-membros da JUGGE, esteve no Brasil para uma série de concertos, realizando um deles junto aos alunos do Programa Aprendiz, em Niterói (RJ). A apresentação resultou em parceria e, em 2014, três jovens músicos do Programa Aprendiz foram para Gersthofen, onde participaram de concertos, divulgando a musicalidade brasileira e conhecendo a cultura local. Essa troca de experiências entre a JUGGE e o Aprendiz se repetiu em 2015, quando mais seis alunos do programa brasileiro foram para a Alemanha.
 

 

 

O PROGRAMA APRENDIZ:

 

O Programa Aprendiz | Música na Escola é um programa de educação musical criado na cidade de Niterói - RJ em 2001, pela Prefeitura municipal.

 

A iniciativa tem como objetivo principal ampliar o universo das artes, cultura e cidadania de crianças e jovens através do ensino da música. Assim, estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino são contemplados com aulas semanais de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos (sopros, cordas e percussão) gratuitamente.


Após quase uma década de atuação, o Programa Aprendiz se afirmou também como escola de músicos para iniciantes, originando a Orquestra Sinfônica Aprendiz (OSA) em 2008.

 
Ao longo da trajetória de 15 anos de trabalho - celebrados em 2016 - mais de 20 mil crianças e adolescentes passaram pelo Aprendiz, o que o torna um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país.

 

 

SERVIÇOS

 
 

DATA: 30 de agosto (terça-feira)
JUGGE (Orquestra Alemã)
com a Orquestra Sinfônica Aprendiz e Banda
Horário: 18h30
Local: Salão Leopoldo Migues (UFRJ)
Endereço:​ Rua do Passeio, 98, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ.
Duração: 120 minutos.
Entrada Franca

 

DATA: 31 de agosto (quarta-feira)
Orquestra alemã JUGGE
no Teatro Municipal de Niterói
Horário: 12h30
Local: Teatro Municipal de Niterói
Endereço:​ Rua Quinze de Novembro, 35,
Centro de Niterói - RJ
Duração: 75 minutos.
Ingresso: R$ 4

 

DATA: 02 de setembro (sexta-feira)
Orquestra alemã JUGGE
e Banda Sinfônica Aprendiz na
Biblioteca Parque de Niterói
Horário: 17h
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço:​ Praça da República, s/nº,
Centro de Niterói - RJ.
Duração: 80 minutos.
Entrada Franca

 

DATA: 06 de setembro (terça-feira)
Orquestra alemã JUGGE
e Banda Sinfônica Aprendiz
na Biblioteca Parque Estadual
Horário: 18h
Local: Biblioteca Parque Estadual
 Av. Presidente Vargas, 1261 -
Centro do Rio de Janeiro - RJ.
Duração: 80 minutos.
Entrada Franca
 
 




APOIO NA DIVULGAÇÃO
 


 






 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário