domingo, 21 de agosto de 2016

LANÇAMENTO DO LIVRO SANGRIA & PÃO DORMIDO DE RENATO AUGUSTO FARIAS DE CARVALHO. CONFIRA.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
 
Um grande evento literário agitou a manhã/tarde de sábado (06 de agosto), marcou o lançamento do livro Sangria e Pão dormido do escritor e acadêmico Renato Augusto Farias de Carvalho.

 
Entre os convidados e amigos, várias personalidades conhecidas do mundo literário e acadêmico estiveram presentes, dentre tantos: Waldenir de Bragança - Presidente da AFL; presidente da ANL, Márcia Pessanha e seu esposo Aldo Pessanha; Neide Barros Rêgo - Diretora do CCMS; Aydil de Carvalho Preis - Presidente da ASPI-uFF e seu esposo Robert Preis; advogado Fernando Nery de Sá; os jornalistas Guadá; Gentil da Costa Lima; os escritores/professores: Cristiana Seixas; Astrid Cabral; Beatriz Chacon; Gracinda Rosa; Franci Machado Darigo; Wanderlino T. L. Netto; Lena de Jesus; Sonia Peçanha; Neusa Peçanha; Dionilce Farias; pianista Marco Aurélio de Faria; atriz Angela Gemésio; cantora lírica Magda Belloti; declamadora Gracinha Rego e outros.
 
O encontro entre amigos aconteceu na Sede da Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura, na Rua General Andrade Neves, 40 - Centro - Niterói - RJ - Brasil.
 
A sessão de autógrafos foi abrilhantada pelo Conjunto de Música de Câmera QUINTA JUSTA com arranjos especiais de clássicos da música popular brasileira.
 
O evento também foi ilustrado com interpretação de Gracinha Rêgo que declamou o poema de Violeta Parra - "Gracias a la vida".

Logo em seguida foi a vez da interpretação de Beatriz Chacon, a poetisa declamou vários poemas do livro Sangria e Pão dormido de Renato Augusto.

Após as ilustrações das declamadoras aconteceu o momento  musical, a cantora lírica Maria Carvalho interpretou várias músicas populares que foram acompanhadas pelo poeta  Wanderley Francisconi ao violão.

 
A obra Sangria e Pão dormido  é apresentada pela escritora Cristiana Seixas, publicada pela Editora – PARTHENON Centro de Arte e Cultura e contém 184 páginas de encantamento poético.
 
Os dinheiros arrecadados pela venda dos livros foram integralmente oferecidos ao Lar da Caridade - Hospital do Fogo Selvagem de Uberaba em Minas Gerais.

 
Foi uma manhã memorável! Esta revista cultural esteve presente e trouxe para você as imagens:

Clicar no link: 

 



 
 
 


ALGUMAS IMAGENS
 


Aldo Pessanha, Márcia Pessanha
e Renato Augusto Farias de Carvalho.
 
Mauro Carreiro Nolasco
 editor do livro Sangria e Pão Dormido.

Banner do Lar da Caridade
Hospital do Fogo Selvagem - Uberaba - MG.
 
Mesa com guloseimas
do Café da Manhã.
 
Renato e Cristiana Seixas
a escritora que assina a apresentação
do livro Sangria e Pão Dormido.
 
Renato Augusto e H.Francisconi.
 
Renato e Wanderlino T. L. Netto.
 
Aydil de Carvalho Preis, Robert Preis,
Gracinha Rego, Renato Augusto
 e Neide Barros Rêgo.
 
Gracinha Rego
(momento em que interpreta
o poema Gracias a la vida de Violeta Parra).
 
Beatriz CHACON
(momento em que declama poesias
do livro Sangria e Pão Dormido de Renato).
 
Conjunto de Música de Câmera
"QUINTA JUSTA".

Renato Augusto, Edel Costa
e Gilson Rolim.
 
 
Maria de Carvalho canta músicas
populares e Wanderley Francisconi
a acompanha ao violão.
 
Renato Augusto e Astrid Cabral.
 
Renato, Fernando Nery, GUADÁ.
 
Renato Augusto e Gentil da Costa Lima.
 
Alberto Araújo, Renato e Luzia Velloso.
 
Renato e Lena de Jesus Ponte.

Will Martins, Renato e Liane Arêas.

Renato Augusto, Bia CHACON
e Thuany Feu de Carvalho.

Renato, Dionilce e Marco Aurélio Faria.

Renato e Maria Helena Latini.

Renato e o Conjunto Quinta Justa.
  
Eugênio Simões Filho, Magda Belloti
e Renato Augusto F. Carvalho.
 
 
 
 
 
UM POUCO SOBRE
RENATO AUGUSTO
FARIAS DE CARVALHO.
 
 
 
 
 
 Renato Augusto Farias de Carvalho
escritor e acadêmico.



 

Renato Augusto Farias de Carvalho nasceu em Manaus/AM no dia 30 de junho de 1935. Em sua terra natal, estudou no Colégio Salesiano Dom Bosco. Na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para onde se mudou em janeiro de 1952, continuou seus estudos no Colégio Andrews, tendo participado do Grêmio Acadêmico, que ajudou a fundar. No início de 1978, passou a residir em Niterói/RJ. 
 
Graduou-se em Letras (Língua e Literatura – Português/Francês) na então Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Pós-graduou-se em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas. Exerceu diversas funções e cargos na Previdência Social (Direção Geral – RJ), aposentado-se em 1989. Ocupante da cadeira nº 6 da Academia Niteroiense de Letras, também é membro do Cenáculo Fluminense de História e Letras e da Associação Niteroiense de Escritores.
 
Entre as diversas medalhas já recebidas, destacam-se a José Cândido de Carvalho (conferida pela Câmara Municipal de Niterói) e a do Mérito Cultural Belas Artes (conferida pala Associação Fluminense de Belas Artes).
 
 
Participou, como entrevistado, do projeto “Personalidades de Niterói”, iniciativa da Associação Atlética do Banco do Brasil – AABB/Niterói. 

 
Autor dos enredos carnavalescos “Jorge Amado – do País do Carnaval à Tieta do Agreste” (1978) e “E agora malandro? – Você ganhou a loteria!” (1979), desenvolvidos para Escolas de Samba de Niterói, e de monografia sobre o Clube da Madrugada (movimento cultural de escritores amazonenses nos anos 1950).
 
 
Das muitas palestras proferidas, destacam-se: “Teatros do Brasil” (participação de Beatriz Chacon e Thuany Feu de Carvalho), “Fagundes Varela”, “Cora Coralina e Manoel de Barros (participação de Gracinda Rosa e Lena Jesus Ponte), “Xavier Placer, 50 anos de literatura”, “Adelino Magalhães, e o pré-modernismo”, “Cora Coralina e Florbela Espanca, um encontro tão possível”, “Articulação poética aproximando Luiz Barcellar e Jorge Tufic” e “Lindalva Cruz e suas composições amazônicas”. 
 
É autor de contos e crônicas publicados em jornais e revistas e de alguns prefácios. Possui textos em antologias.


Publicou os seguintes livros: 

Porto de Ocasos (ficção/memórias,1998, Editora Cromos).  Poesia-do-que-eu-quis (poemas, 2002, Editora Cromos) e Vinho e Verso (poemas. 2005. Ed. Valer). Em 2012 publicou “...Haja, ainda, partículas de sol (poemas, Editora Nitpress). Em 2015 publicou Corrimão de Papel e em 2016 Sangria e Pão dormido os dois últimos livros pela Editora Parthenon Centro de Arte e Cultura.


  
  
APOIO CULTURAL
 



 
 
 






 
 
 
COMENTÁRIOS
 
 
 
 
 
 
 
 
Por certo o evento foi realizado com sucesso. Tive, no dia 01 de agosto, o prazer em divulgar no site da ALACE - Academia de Letras e Artes do Ceará, esse evento.
Bjs.
Socorro Cavalcanti.
 
 
 
 
*************************
 
 
Obrigada, Alberto, por enviar o vídeo do lançamento do livro Sangria e Pão dormido de Renato Augusto, somos amigos, eu, ele e Eugênio, mas como estou na Europa nao pude ir, e você me brindou com este vídeo, maravilha !!!
Abraço grande,
até a próxima,
am.
 
 
Ana Maria Brandão
pianista e especialista
em música clássica. 
 
 
 
************************
 
 
 
 
CARO AMIGO ALBERTO ARAUJO, ACABAMOS DE VER A SUA POSTAGEM REFERENTE  AO LANÇAMENTO DO LIVRO DO RENATO. ESTÁ MAGNÍFICA, UM TRABALHO PRIMOROSO. SOMENTE VOCÊ MEU AMIGO FARIA UMA COISA TÃO LINDA.
 
À NOITE O RENATO VAI LIGAR PARA VOCÊ AGRADECENDO. ESPERAMOS QUE VOCÊ CONTINUE SEMPRE FAZENDO COISAS LINDAS COMO ESTA.
 
NÃO FALANDO DA POESIA DA PRINCESA SHIRLEY,  QUE BELEZA DE POESIA , ALÉM DO GRANDE DOM DE PINTORA.
 
MANDEI PARA VOCÊS  O EVENTO DO PARQUE DAS RUÍNAS QUE RENATO, ASTRID E CRIS  PARTICIPARAM COORDENADO PELA CRIS SEIXAS E NINFA, FOI UMA MANHÃ LINDA, EM UM  CENÁRIO FANTÁSTICO, AO LADO DA CASA DO RAIMUNDO CASTRO MAIA (MUSEU CHÁCARA DO CÉU).
 
ABRAÇOS E BEIJOS
PARA OS DOIS PRÍNCIPES.
DOS SEMPRE AMIGOS
RENATO/EUGÊNIO.
 
 
*******************************
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário