sábado, 20 de fevereiro de 2016

HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL AO FILÓSOFO E ROMACISTA UMBERTO ECO. CONFIRA.

 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO FILME
HOMENAGEM DO FOCUS PORTAL CULTURAL
AO FILÓSOFO E ROMANCISTA UMBERTO ECO.
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 




Umberto Eco - escritor e filósofo
 
Umberto Eco nasceu na cidade de Alexandria, no dia 5 de janeiro de 1932. Quando pequeno, durante a Segunda Guerra Mundial, se mudou com sua mãe para um pequeno vilarejo na região montanhosa de Piemonte. Seu pai, um contador, foi convocado para lutar em três guerras.

O escritor estudou e foi professor na Universidade de Turin. Ele trabalhou como editor de cultura no canal de televisão RAI, onde conheceu um grupo de escritores, pintores e músicos que o influenciou em sua futura carreira de escritor. Ele o também era presidente da Escola Superior de Ciências Humanas da Universidade de Bolonha.

Em setembro de 1962, ele se casou com Renate Ramge, uma professora de arte alemã com quem teve dois filhos. Dividia seu tempo entre um apartamento em Milão, onde tinha uma biblioteca de 30 mil volumes, e uma casa perto de Rimini, em que ficavam 20 mil exemplares.

Eco já tinha quase 50 anos quando começou a escrever romances, após uma bem sucedida carreira acadêmica. Já era autor de vários livros de não ficção e de ensaios quando decidiu buscar novos desafios.

O escritor é conhecido por seu romance O Nome da Rosa publicado em 1980. O livro combina semiótica, ficção, análise bíblica, estudos medievais e teoria literária. Em 1986 foi lançado o filme de mesmo nome, dirigido por Jean-Jacques Annaud e estrelado pelo ator Sean Connery.

Em 2013, Eco foi agraciado com a Medalha de Ouro à Cultura Italiana na Argentina pela Società Itália Argentina (SIA), em um ato na sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Seu último livro, Número Zero, publicado em 2015, era uma crítica à imprensa. Sua editora no Brasil, a Record, planeja para o início de março o lançamento de A Definição da Arte, publicado originalmente em 1965 e que teve uma edição no Brasil nos anos 1970. A obra traz ensaios escritos entre 1955 e 1963 que revelam a evolução temática que conduziu o autor às suas formulações posteriores, à noção de 'obra aberta', à investigação sobre os problemas da comunicação, que ainda se encontravam no centro dos seus interesses.



 
 
 

O filósofo e romancista italiano Umberto Eco, autor O Nome da Rosa e O Pêndulo de Foucault,  faleceu em 19 de fevereiro de 2016, segundo os jornais italianos La Reppublica e Corriere della Sera.

A informação foi dada por um familiar do escritor ao La Reppublica, que diz que o Eco morreu aos 84 anos em sua casa às 22h30min do horário local (19h30min pelo horário de Brasília).

 
 
 

 

 
 
LINK DA ENTREVISTA DE HUMBERTO ECO
AO JORNALISTA EDNEY SILVESTRE


 

 ALGUNS LIVROS DE UMBERTO ECO
 

 




















 

 APOIO CULTURAL
 
 
 
 
 
 
 
LINKS RELACIONADOS
 
 
BLOG CONEXÃO COM O AUTOR
DA RONIZE ALINE
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário