sábado, 30 de janeiro de 2016

CONFRATERNIZAÇÃO E A ENTREGA DO PRÊMIO LITERÁRIO NACIONAL 2015 DO PEN CLUBE DO BRASIL. CONFIRA.

 
 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
CONFRATERNIZAÇÃO E ENTREGA
DO PRÊMIO LITERÁRIO NACIONAL
DO PEN CLUBE DO BRASIL.
 
 
A festa de confraternização e a entrega do Prêmio Literário Nacional 2015 do PEN Clube do Brasil  foram realizadas num clima de alegria e descontração. O evento contou com a presença de várias personalidades do mundo intelectual do Rio e reuniu 200 pessoas no Terraço Panorâmico do IHGB no  Rio de Janeiro.
 

 
A CONFRARTENIZAÇÃO
 
Para festejar mais um ano transcorrido,  além de recordar histórias, conhecimentos e valores do ano que termina,  o PEN Clube do Brasil  congregou confrades e amigos, em 14 de dezembro de 2015, no Terraço Panorâmico do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), localizado na Av. Augusto Severo, 8 – 12º Andar, Glória, Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
Constituíram horas de autêntica  confraternização, em que todos, alegres  com o Ano Novo que breve nos chega, manifestavam   a esperança de que momentos melhores se desvelem para o mundo e em especial para o nosso Brasil.     
Reinava no ambiente a vibração peculiar a tais festividades,  não só entre os membros do PEN Clube  como também entre os convidados. Esta revista cultural esteve presente  e constatou o vínculo amigável, a gentileza e o espírito humanitário que congregam os participantes daquela confraria de ilustres escritores.
Compareceram cerca de 200 presenças,entre homenageados e autoridades dentre as quais o FOCUS PORTAL CULTURAL destacou:
Geraldo Holanda Cavalcanti - Presidente da ABL; Domício Proença Filho - Secretário da ABL e presidente eleito para o biênio 2016-17; Arno Wehling - Presidente do IHGB; Victorino Coutinho Chermont de Miranda - Secretário-Geral da Academia Brasileira de Artes; Nelson Mello e Sousa - Vice-Presidente da Academia Brasileira de Filosofia; Juçara Regina Viegas Valverde - Presidente da Academia Brasileira de Médicos e Escritores e da UBE - União Brasileira de Escritores; Bráulio Maciel - Presidente da Sociedade Eça de Queiroz; Lucia Regina de Lucena - Presidente da Academia Nacional de Letras e Artes; Ana Arruda Callado - Vice-Presidente do PEN Clube do Brasil; ALCMENO BASTOS - Tesoureiro do PEN Clube do Brasil; Dorée Camargo-Associação Brasileira de Defesa Ecológica; Ewa Procter - Vice-Presidente  do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga; Helena Ferreira - membro do Conselho curador do PEN;  os escritores e membros do PEN - Eduardo F. Coutinho, Helena Parente Cunha, Luiza Lobo,  Tânia Zagury; Dyandreia Portugal - editora geral do Jornal Sem Fronteiras  e  várias personalidades do mundo literário e cultural do Estado do Rio de Janeiro.
 
 
PRÊMIO LITERÁRIO NACIONAL DO PEN CLUBE DO BRASIL
 
Por ocasião da festa de Confraternização,  também houve  a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso literário nacional concedidos anualmente.
Criado em 1938, o tradicional Prêmio Literário Nacional PEN Clube do Brasil é um dos mais antigos e prestigiosos certames brasileiros. O Prêmio, em sua fase atual, é oferecido a todos os escritores brasileiros que tenham publicado obra nas categorias Poesia, Ensaio ou Narrativa nos últimos dois anos, ou seja, entre 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014.
 
COMISSÃO JULGADORA
 
A Comissão Julgadora foi integrada pelos seguintes professores da área de Letras: Luiza Lobo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Delia Cambeiro, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Maria Luiza Belotti, da Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro.
A Comissão Julgadora, após examinar todas as obras inscritas, premiou os seguintes autores: Categoria Poesia: Izacyl Guimarães Ferreira, com "Altamira e Alexandria" (Scortecci Editora, São Paulo, 2014); Categoria Ensaio: Ana Luiza Almeida Ferro, com "1612 - Os Papagaios Amarelos na Ilha do Maranhão e a Fundação de São Luís" (Editora Juruá, Curitiba, 2014); e, Categoria Narrativa: Cyro de Mattos, com "Os Ventos Gemedores" (LetraSelvagem, Taubaté / SP, 2014).
 
COMEMORAÇÃO 79 ANOS DO PEN CLUBE DO BRASIL
 
Estando certo de que as honoríficas presenças contribuíram para estreitar a benfazeja convivência entre sócios e amigos do PEN Clube e, ao mesmo tempo, comemorar os 79 anos de existência da Entidade, o presidente Cláudio Aguiar pronunciou alocução significativa.  Frisando o otimismo e agradecimento aos confrades e amigos que estiveram unidos nessas sete décadas de existência da instituição, ele   destacou os apoios recebidos por entidades do Brasil e do mundo.   Realçou  a Academia Brasileira de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, duas fortalezas da cultura nacional que muito têm colaborado pela grandeza do PEN Clube na memória consensual  da intelectualidade brasileira. 
Logo depois da solenidade da entrega dos Prêmios de Literatura, foi servido excelente  jantar em mesas finamente ornamentadas pelo bom gosto da  coordenadora do evento,  a  primeira dama do PEN CLUBE,  a Sra. Célia Salsa. Foi uma noite inesquecível, onde imperou entre   os convidados o espírito de fraternidade e o contentamento  já antecipador do  legítimo Natal de Cristo.
 
A ENTIDADE
 
O PEN Clube do Brasil, fundado a 2 de abril de 1936 pelo escritor e Acadêmico Claudio de Souza,  filiado ao PEN Internacional, com sede em Londres, faz parte de uma rede com cerca de 150 centros pelo resto do mundo. Tem como princípios básicos que a literatura não conhece fronteiras e deve permanecer patrimônio comum dos povos a despeito dos conflitos políticos e que o respeito ao legado cultural da humanidade deve ser preservado, em todas as circunstâncias, do efeito das paixões nacionais ou políticas.
O PEN Clube do Brasil é entidade reconhecida de Utilidade Pública pela Lei n. 862, de  3 de setembro de 1956, do município do Rio de Janeiro.
 
 
 
ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO
 

Escritores ganhadores do
PRÊMIO LITERÁRIO NACIONAL
DO PEN CLUBE 2015.
 
O cerimonialista Sergio Fonta e
Presidente do PEN Cláudio Aguiar.
 
 Premiação Literária do PEN Clube do Brasil 2015.
 
 
 
 
 
Cerimonialista Sergio Fonta,
momento em que inicia a entrega dos Prêmios.
 
Presidente do PEN Cláudio Aguiar,
momento em que profere o discurso.
 
A escritora premiada Ana Luiza Ferro,
momento em que recebe o Prêmio do PEN.

Atriz Ewa Procter e Cláudio Aguiar. 

Nelson M. Sousa e Cláudio Aguiar.

A escritora premiada Ana Luiza Ferro
com familiares.

O presidente do PEN Clube, Claudio Aguiar
e Dyandreia Portugal, editora do JSF.

O escritor premiado Cyro de Mattos
com sua esposa Mariza Mattos.

O cerimonialista Sergio Fonta com Claudio Aguiar
Presidente do PEN.

O escritor premiado Cyro de Mattos
com sua esposa Mariza Mattos,
momento da entrega do Prêmio.

Imagem parcial dos convidados presentes.
 
Claudio Aguiar e Fábio Portugal editor do Portal Sem Fronteiras.

O escritor Nelson Mello e Sousa com sua esposa.

A secretária Núbia do Pen Clube
 
O escritor premiado Izacyl Guimarães e Claudio Aguiar.

O escritor Sergio Fonta, a anfitriã do PEN, Célia Salsa
e a escritora e Membro do PEN, Helena Ferreira.


Os escritores Eduardo Coutinho e Acmeno Bastos.

A jornalista Maria Araújo e a poeta Messody Benoliel 

O escritor Eduardo Coutinho com sua esposa Maria Lúcia (MALU)

Os escritores e Membros do PEN Clube
Helena Parente Cunha e Edir Meireles.

O quinteto: Célia Salsa, Maria Araújo, Maria Lúcia,
Eduardo F. Coutinho e Dyandreia Portugal.
 
 
IMAGEM COM OUTROS MOMENTOS

 
 
Veja mais imagens no vídeo:
 
 
 
REALIZAÇÃO
 
 
 
 
APOIO CULTURAL
 

 
 
O FOCUS PORTAL CULTURAL
RECOMENDA
 
Clicar na imagem para assistir
ao vídeo da Confraternização do PEN - 2014.
 

 
 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
 
 
 
 
 

Um comentário: