sábado, 12 de dezembro de 2015

SARAU VESPERTINO COM O TRIO EM CANTO NA ASPI UFF EM NITERÓI - RJ - REALIZADA EM 26 DE NOVEMBRO DE 2015.

 
(CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO)
 

 
 
CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE
DO FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 

A ASPI-UFF em Niterói realizou em seu auditório o SARAU VESPERTINO COM O "TRIO EM CANTO”   com o sucesso costumeiro. O  acontecimento reuniu personalidades do mundo cultural, associados e convidados.  Inclusive esta revista eletrônica esteve presente ao recital e trouxe para você as imagens disponibilizadas no You Tube no Canal do Focus Portal Cultura.  Para  acessar, basta clicar no link:  


A ASPI-UFF - Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense vem ganhando destaque em nossa cidade a cada dia pelo seu extraordinário trabalho em prol da cultura e educação. No dia 26 de novembro(quinta-feira),  mais uma culminância agitou os turnos vespertino da entidade, que trouxe para os presentes e associados o sarau em comemoração aos 15 anos de inauguração da sua sede própria, situada na Rua Passo da Pátria, 09 - São Domingos - Niterói - RJ - Brasil.

 
 

Banner dos 15 anos da ASPI-UFF.
 
Aidyl de Carvalho Preis - presidente da ASPI - UFF.
 
Obedecendo ao protocolo da programação, primeiro ouvimos as palavras da Presidente Aidyl de Carvalho Preis que contou uma breve história/trajetória da ASPI durante os 15 anos de existência. Em seguida aconteceu  a apresentação do Sarau.

 
TRIO EM CANTO

 


Dulcydides de Oliveira Pinto (barítono) e
Neide Barros Rêgo (soprano),
acompanhados ao piano pela professora
Therezinha de Maria Carvalho Pinto,
durante o recital realizado na ASPI-UFF, em Niterói,
no dia 20 de agosto de 2013.

 
O terceto formado por NEIDE BARROS RÊGO (soprano); DULCYDIDES DE OLIVEIRA PINTO (barítono); THEREZINHA DE MARIA DE CARVALHO PINTO(pianista) trouxe para os presentes / assistentes ouvirem e se divertirem uma variedade de músicas executadas ao piano e voz.
No programa várias músicas clássicas, dentre tantas: "Eu sonhei que tu estavas tão linda" de Lamartine Babo e Francisco Mattoso; "Clair de lune" de Claude Debussy; "Creio em Ti" de Irvin Graham e All Stillman. E por estarmos em pleno clima natalino a soprano Neide Barros Rêgo selecionou umas canções brilhantes! As quais  já se tornaram até hinos por todo o mundo.
Vejam só as maravilhas:  "Ave Maria" de Franz Schubert e a música "Ama Kristnasko / Adeste, fideles" (Em esperanto e foi cantada por Neide, mas  antes a poetisa leu a tradução que foi feita para o português, isso para a entendermos melhor). A tradução do esperanto foi feita por SYLLA MAGALHÃES CHAVES - este poeta foi um famoso esperantista brasileiro. Era filho dos poetas e poliglotas Tullio e Zillah Chaves.  Segundo historiógrafos,  aos sete anos de idade conheceu o esperanto, tendo aprendido o idioma por meio dos livros de sua irmã Marília. Desde então, decidiu aprofundar-se nos estudos da língua criada por Lázaro Zamenhof. Em 1946, visitou a Liga Brasileira de Esperanto, localizada, nessa época, no Rio de Janeiro. Dedicou-se, durante todo esse ano, com tal afinco, que foi aprovado pelo professor Porto Carreiro Neto, fazendo jus ao diploma de “PROFESORO APROBITA”.  Em seguida a "Cantiga de Nossa Senhora " de Hekel Tavares e Luiz Peixoto.
Caro leitor foculista, não deixe de apreciar no Canal You Tube, todas as músicas postadas na íntegra no vídeo produzido por este Portal, por sinal, todas as canções foram muito bem interpretadas.  
Foi nesse clima descontraído que a professora e presidente do Centro Cultural Maria Sabina a professora Neide Barros Rêgo que atuou como soprano ao lado do barítono Dulcydides de Oliveira Pinto e a pianista Therezinha de Maria conduziu brilhantemente o  recital.
Ao todo o Sarau contou com 13 apresentações e foi um sucesso evidente. Já que deu certo e repetiu o mesmo sucesso de 2013.  Registramos aqui um singelo pedido dessa revista eletrônica à equipe gestora, de inseri-lo no calendário anual de eventos da entidade. Algo bonito é para ser vivido e revivido, vocês não acham?.
Após o evento, a sensação de aproximação ficou ainda mais evidente quando todos puderam desfrutar de um delicioso chá, entre uma boa conversa e muitas risadas... Digam-me que esse programa não é um happy hour delicioso para os nossos corações e mentes?
ASPI - UFF
 
Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense - ASPI - UFF, criada em 14 de julho de 1992, tem como finalidade apoiar a defesa de direitos e qualidade de vida de seus associados - cerca de 600 - entre professores aposentados e pensionistas da UFF.
Entidade de caráter cultural, técnico-cientifico e de lazer, a ASPI promove uma variada gama de atividades socioculturais, abertas também à comunidade, como Saraus Vespertinos, palestras, cursos diversos, passeios, além do Almoço de Confraternização mensal.
Destacam-se, ainda, o Coral "Cantar é Viver" e o informativo mensal ASPI-UFF de Notícias. Desde 1997, possui os títulos de Utilidade Pública, nos âmbitos estadual e municipal (Leis nº 2.766 e nº 1.567, respectivamente).

 
ENDEREÇO
Rua Passo da Pátria 19, São Domingos,
Niterói - RJ - Brasil.
Tel.: 21 2622-1675 e 2622-9199.
 
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Aydil de Carvalho Preis
1º Vice-Presidente: Lúcia Molina Trajano da Costa
2º Vice-Presidente: Ilka Dias de Castro
Secretária Geral: Magaly Lucinda Belchior da Mota
Secretária Adjunta: Nilza Simão
Tesoureira Geral: Dalva Regina dos Prazeres Gonçalves
Tesoureira Adjunta: Léa Souza Della Nina
E-mail - aspiuff@aspiuff.org.br   
Importante: TODOS os eventos são de livre acesso ao público.




Participantes aguardam o início do Sarau. 
 




Neide Barros Rêgo oferta CD
de sua autoria à biblioteca da ASPI.



Dulcydides De Oliveira Pinto (Barítono)



Neide Barros Rêgo (soprano).


Therezinha de Maria (pianista).

Neide Barros Rêgo (soprano);
Dulcydides De Oliveira Pinto (Barítono);
Therezinha de Maria (pianista)



Walmir Rêgo (esposo de Neide);
Neide Barros Rêgo (soprano);
Dulcydides De Oliveira Pinto (Barítono);
Therezinha de Maria (pianista):
Alberto Araújo (editor e jornalista).


Neide Barros Rêgo (soprano);
Dulcydides De Oliveira Pinto (Barítono);
Therezinha de Maria (pianista) exibem
o Cartaz do Sarau Vespertino.

Vários participantes entre os artistas do Sarau.




 
 
 
 
 
 
 










Olha eu aí registrando tudo...


APOIO CULTURAL







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário