segunda-feira, 30 de novembro de 2015

LANÇAMENTO E LEITURA DRAMATIZADA DO LIVRO A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA DE CLÁUDIO AGUIAR PRESIDENTE DO PEN CLUBE DO BRASIL. CONFIRA.

 
CLICAR NA IMAGEM PARA ASSISTIR AO VÍDEO
 

 
OU CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO
FOCUS PORTAL CULTURAL
 
 
 
Para celebrar seus 70 anos,  nos dias 18 e 19 de novembro o escritor Cláudio Aguiar lançou o livro A Última Noite de Kafka e Outros Dramas - Teatro Reunido - Edição: Academia Brasileira de Letras / Ibis Libris, 2015. O livro foi ofertado aos amigos, agraciados com mais de 900 páginas em que se reúnem outras peças do  ilustre dramaturgo, inclusive o Suplício de Frei Caneca.
Na mesma ocasião, numa festiva encenação teatral realizada na sede do PEN Clube do Brasil,  foi representado o monólogo: A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA, sob a direção de José Francisco Filho com a especial participação dos atores Manoel Constantino e Moisés Neto e do técnico cenográfico Ibson Quirino.  
A FECUNDIDADE DE SUA PRODUÇÃO
Com mais de 25 livros editados nos gêneros romance, teatro e ensaio, Cláudio Aguiar, biógrafo, romancista, historiador, dramaturgo, ensaísta e poeta, nasceu na cidade de Poronga, Ceará, em 1944, tornando-se nome bastante conhecido entre a intelectualidade nacional e europeia. Há anos vem-se dedicando  a uma escrita, na qual, em fraterno enlace, a realidade e a ficção se complementam com  expressiva musicalidade.
Fundador de Caliban, uma revista de cultura, na qualidade de editor-responsável publicou 10 (dez) números (1998-2007). É membro de várias entidades culturais e literárias, dentre as quais se destacam: Academia Pernambucana de Letras, Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), Academia Carioca de Letras,  Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e PEN Clube do Brasil, do qual é seu Presidente. Também  é o atual Presidente da Fundação Miguel de Cervantes de Apoio à Pesquisa e à Leitura da Biblioteca Nacional.
HOMENAGENS E PRÊMIOS
Na categoria de romancista, dramaturgo, ensaísta e poeta, Cláudio Aguiar recebeu vários prêmios e distinções, em virtude do conjunto de sua obra. Dentre eles, o prêmio-homenagem  internacional, de 1994, concedido pela prestigiosa Cátedra de Poética Fray Luís de León, da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), ocasião em que lhe foi outorgado também o título de honor pela mesma Universidade e, em 2009;  o Prêmio Ibero-americano de Narrativa “Miguel de Unamuno” pelo livro El rey de los bandidos, publicado pela Editorial Verbum, de Madrid.
 Em outubro de 2012, Aguiar recebeu o Título de Cidadão de Salamanca (Huésped Distinguido), concedido pela Prefeitura (Ayuntamiento) por decisão unânime da Câmara local, distinção conferida a grandes personalidades da cultura e das letras. OBRAS PUBLICADAS: Caldeirão: A guerra dos beatos; Francisco Julião: Uma biografia (Prêmio Jabuti 2015) ;  Franklin Távora e o seu tempo (biografia); O monóculo & o calidoscópio; Suplício de Frei Caneca;  A Última Noite de Kafka e Outros Dramas e outros.
O PEN CLUBE NO CENÁRIO CULTURAL DO RIO
Espírito altamente empreendedor, dinâmico e competente, Cláudio Aguiar  tem dinamizado intensamente o PEN Clube do Brasil,   promovendo encontros de variados matizes naquela entidade cultural. Muito rara é a semana em que não sejam agendadas palestras, um debates, ou mesma  uma reunião em que as ideias circulem em intercâmbio entre os presentes. O PEN Clube, sob a sua eficiente direção, ganhou nova representatividade tanto no Brasil, quanto no exterior, com interna participação nos direitos do escritor.
O SUCESSO NA REPRESENTAÇÃO DA PEÇA DE AGUIAR SOBRE KAFKA
O público assistiu, emocionado, à peça, criação de Cláudio Aguiar em que ele imagina Kafka, na sua última noite de vida, afásico no hospital, mergulhado em alucinações, fazendo um balanço de sua vida num monólogo. O romancista cearense criou, baseado em fatos concretos da existência do autor de A metamorfose,  de  A colônia penal e outras obras, o drama interno de Kafka...
 
ALGUMAS IMAGENS DO LANÇAMENTO E DA LEITURA DRAMATIZADA

 
Cláudio Aguiar - escritor
autor de A Última Noite de Kafka e Outros Dramas.

O ator Moisés Mello Neto
(Encenando Kafka no PEN Clube do Brasil).



Personalidades e sócios do PEN Clube do Brasil
assistem à encenação teatral.

Imagem do ator Moisés Mello Neto
em outro ângulo.

O ator Manoel Constantino
(encenando Kafka no PEN Clube do Brasil)
 
 
Cláudio Aguiar e o diretor José Francisco Filho
que dirigiu A última Noite de Kafka.
 
A escritora Dalma Nascimento,
o crítico literário Ivan Proença,
a primeira Dama do PEN, Célia Salsa
e o musicista Noel Nascimento

 
Amigos e sócios do PEN Clube do Brasil.


O ator Moisés Mello Neto com algumas fãs.
 

Claudio Aguiar recebe seus convidados.
 

SAIU NA MÍDIA, NO JORNAL SEM FRONTEIRAS!!!
E a matéria é desse seu amigo, editor do Focus, Alberto Araújo.

 

O PRESIDENTE DO PEN CLUBE DO BRASIL,  O ESCRITOR CLÁUDIO AGUIAR,  É UM DOS  VENCEDORES  DO PRÊMIO JABUTI 2015.
Recentemente foram divulgados os nomes dos ganhadores do Prêmio Jabuti de 2015, um dos certames de maior expressividade no âmbito editorial brasileiro.  Trata-se de um  prêmio  disputadíssimo  para o qual, neste ano de 2015, se  inscreveram 2.573 obras.
Da lista dos vitoriosos  consta o nome do presidente do PEN Clube do Brasil, Cláudio Aguiar, com a obra de cunho sociológico,  Francisco Julião, uma Biografia - Editora: Civilização Brasileira.

 





 
 


Quanta riqueza!
Parabéns aos que estão levando
avante este lançamento.
Abraços,
 
Socorro Cavalcanti.
 
 
 
Maria do Socorro Cavalcanti é
escritora e Vice-presidente da
Academia de Letras e Artes do Ceará-ALACE




*****************************************
















 
APOIO CULTURAL
 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário