terça-feira, 30 de junho de 2015

SALA DE CULTURA LEILA DINIZ 4 ANOS DE ATUAÇÃO CULTURAL INTENSA E PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE NITERÓI. CONFIRA.


Banner para divulgação em sites e blogs
(arte - Focus Portal Cultural)



Niterói, no próximo dia 11 de julho de 2015, assistirá a uma grande celebração: a Sala de Cultura Leila Diniz – epicentro irradiador  de arte e cultura – comemorará os seus quatro  anos de atuação intensa e permanente nesta cidade.

Tendo iniciado seus  trabalhos em julho de 2010,  a  Sala Leila Diniz tornou-se  um tradicional  espaço incentivador  das múltiplas produções culturais desta Terra de Arariboia.

Com suas dependências anexadas ao prédio da Nova Imprensa Oficial do Estado do Rio, na Rua Professor na Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro - Niterói – RJ, a Sala Leila Diniz é dotada de um ambiente moderno e prazeroso, que a todos encanta  e relaxa, apesar de situar-se numa rua de intenso movimento. 

Além de ser local de exposições, de concertos, de encenações teatrais, onde a arte é a grande tônica, a Sala  propicia  também  ao frequentador  o prazer do  belo traçado dos jardins, inspirados na obra do genial paisagista Roberto Burle Marx.

É, portanto, um ambiente cultural, tranquilo  e moderno, bem propício ao fomento intelectual.

A própria escolha do nome  da Sala, em homenagem à artista Leila Diniz, já traz  um signo de modernidade. A artista  abriu caminhos para as novas atitudes da mulher.   Assim também a Sala vem abrindo em Niterói caminhos desveladores  à cultura. Tem dado  oportunidade a grupos jovens de mostrarem o seu trabalho. Acolhe    movimentos musicais de adolescentes. Exposições de artes plásticas são lá frequentes. Atividades teatrais para o público infantil  têm encantado a garotada. Vale ainda frisar que a importante entidade resgata tradições da cultura local e regional; da cultura letrada e popular.  Não deixa perecer a memória das diferentes camadas sociais.

A Sala Leila Diniz já se tornou, de fato,  um marco culturalmente retumbante nestes quatro anos de atividades. No seu livro de presença  existem   registros de personalidades significativas das altas esferas do intelecto.

Isso tudo graças aos projetos elaborados pela presidência e coordenadoria, administradas pelos jornalistas Haroldo Zager (presidente)  e Renata Palmier (coordenadora). Ambos, perceptivos e  sensíveis  ao progresso cultural, estabelecem prioridades de ações comunitárias, lançando sementes fecundas, cujos frutos já começaram a aparecer.

Dentre todos os projetos já oferecidos ao público, destaques para:

– Projeto Giro Cultural, iniciado em 2010, em parceria  com a Livraria Ideal e do Grupo Mônaco de Cultura, tendo como objetivo a realização de lançamentos de livros de escritores niteroienses, com encontros marcados sempre às 10 horas no Calçadão da Cultura e logo após, às 12 horas na Sala Leila Diniz. Ali, acontecem as apresentações de peças teatrais para o público infantil.

Mas, no final de 2014,   a Livraria Ideal e o Grupo Mônaco de Cultura desmembram-se, por motivo de   o  coidealizador Carlos Mônaco ter-se aposentado das suas atividades culturais. Portanto, o Projeto Giro Cultural prosseguiu apenas nas atividades para o público infantil. As apresentações do Giro Cultural acontecem todo segundo sábado de cada mês.

– Projeto Concerto na Imprensa, também iniciado em julho de 2010, tendo como objetivo principal o resgate e preservação: da arte musical, dando ênfase aos músicos adolescentes aprendizes.  A série “Concerto na Imprensa” é uma parceria entre a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro e o Programa Aprendiz – Música na Escola, da Secretaria de Cultura de Niterói/FAN e da Secretaria de Educação de Niterói. A apresentação musical acontece toda última quarta-feira do mês na Sala de Cultura Leila Diniz.


O funcionamento é aberto para as visitações: de segunda a sexta das 10 h às 17 horas. ENTRADA FRANCA.



SALA DE CULTURA LEILA DINIZ
4 ANOS DE ATUAÇÃO CULTURAL
(montagem: Alberto Araújo)


Alberto Araújo
editor 



CONVITE


EVENTO COMEMORATIVO DO 4º ANIVERSÁRIO DA 
SALA DE  CULTURA LEILA DINIZ  
NO DIA 11 DE JULHO DE 2015.


Da obra de Monteiro Lobato
"Travessuras de Emília"
"Sítio do Pica Pau Amarelo"
12 HORAS



A 40ª EDIÇÃO DO GIRO CULTURAL RECEBE
A BONECA FALANTE MAIS FAMOSA DO MUNDO



A Sala de Cultura Leila Diniz, espaço cultural da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, comemora quatro anos de funcionamento no dia 1º de julho, e, por conta disso, a programação do Giro Cultural será especial. No dia 11 do mês, além da peça de teatro, como acontece habitualmente, será realizado um evento voltado para as crianças. A entrada é gratuita.

A boneca falante mais amada do Brasil vai aprontar muito na 40ª edição do Giro Cultural. Emília, a famosa e espevitada personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, obra do escritor paulista Monteiro Lobato, ganha nova vida no espetáculo As Aventuras de Emília. A peça conta ainda com outros personagens do Sítio, como Narizinho, Pedrinho, o Visconde Sabugosa e a assustadora Cuca, que ajudam a contar as histórias e travessuras de Emília.

O autor também estará presente e ajudará o público a descobrir a importância de cada indivíduo para a construção da família. Dirigido por Cézar Cavalcanti e Gugu Araújo, e representado pela CIA Infocus de Teatro, a peça promete encantar a plateia e reforçar os laços familiares e de afeto.

Em seguida, vamos cantar parabéns. Será servido um delicioso bolo com refrigerante ao público presente. Haverá ainda maquiagem artística e bola mania (escultura com bolas) para a criançada.

Desde que foi inaugurada, a Sala de Cultura Leila Diniz, oferece oportunidade para artistas mostrarem seus trabalhos, que vão das artes plásticas ao teatro, literatura e música, distribuídos em atividades permanentes e diversificadas, como as exposições, que acontecem mensalmente, além do próprio Giro Cultural, realizado sempre no segundo sábado do mês.



SERVIÇO


40ª Edição do Giro Cultural
Data: 11/07/2015
Horário: 12h
Endereço: Rua Heitor Carrilho, 81 – Centro.
Niterói – RJ - Brasil


ENTRADA GRATUITA





APOIO CULTURAL E DIVULGAÇÃO






Nenhum comentário:

Postar um comentário