quinta-feira, 18 de junho de 2015

FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA A GRANDE DAMA DA CULTURA E DA DANÇA A NITEROIENSE HELFANY PEÇANHA.

O FOCUS PORTAL CULTURAL HOMENAGEIA HELFANY PEÇANHA 
QUE PARTIU RECENTEMENTE AO PARNASO.




Este portal eletrônico 100% cultural e que há 4 anos divulga a cultura fluminense. Não poderia deixar de prestar nesse momento tão doloroso a sua homenagem  à grande dama da cultura e da dança a niteroiense Helfany Peçanha. 

A coreógrafa nos deixou na madrugada desta segunda-feira(15), aos 78 anos.  A bailarina e professora de balé, que lecionava há mais de 60 anos e certamente  de agora em diante estará dançando junto com todos os anjos nos palcos do parnaso.

A artista, que se encantou pela dança com apenas 8 anos quando assistiu ao espetáculo “O Lago dos Cisnes”, iniciou os estudos do ritmo nas duas academias então existentes na cidade, a pioneira de Yvone Maia Forte, fundada em 1938, e a de Eunice Linton, em 1942. Ela deixou três filhos e as lembranças de sua honestidade, solidariedade e profissionalismo estarão para sempre plasmadas nos palcos da vida.
Segundo pesquisado  em sua rede social.  Aos 15 anos, Helfany dava aulas de balé na casa de seus pais e não demorou muito para fundar sua própria escola, a Ballet Helfany, criada no ano de 1952. A companhia é uma das mais importante de cidade e formou mais de cinco mil alunos. O seu amor pela dança era tanto, que transbordou, passando para dois dos seus três filhos, que se profissionalizaram na dança e trabalham com o balé na Europa.  Jânia Batista foi bailarina do Ballet do Século XX e do Bejárt Ballet Lausanne, ambos na Bélgica, de 1986 a 1992, hoje, é coreógrafa na Suíça e dirige sua própria academia. Fernando Coelho é bailarino na Alemanha e assistente do diretor artístico do Balé de Salsbourg, na Áustria.
A escola de Helfany acumula 30 prêmios no Festival de Joinville (SC), 10 no Conselho Brasileiro da Dança (CBDD), três na Argentina, três no Paraguai, dois no Peru, 20 no Festival Play House e 15 no Festival Tápi
Pioneira e ousada artista da dança, foi uma das primeiras diretoras da Companhia Oficial de Balé de Niterói, levando o balé clássico para as ruas, praças, praias e comunidades.

A mestra Helfany revelou centenas de talentos e formou diversos profissionais, alguns com destaques no País e no exterior. Uma de suas alunas mais ilustres é a atriz Sophie Charlotte, atualmente, sucesso na TV GLOBO, na novela Babilônia.

O velório da bailarina e coreógrafa Helfany Peçanha, que faleceu no último dia 15 de junho, foi no Teatro Municipal de Niterói, quinta-feira 18, das 9 às 16 horas.

Na ocasião, houve uma homenagem preparada pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Cultura/FAN, em parceria com academias de dança da cidade.



Ficam aqui as nossas condolências aos seus familiares e amigos.  E dizer-lhes que: No mundo não existe qualquer dor que se compare a perda de um ser querido. Não há nada que repare o sofrimento de ver alguém que amamos ir embora para sempre.

Para quem fica, resta apenas a lembrança, a consternação e a inconformismo. O tempo não irá apagar a dor e a saudade, mas certamente irá abrandar e amenizar o grande sofrimento.

Diante da morte, não há nada que podemos fazer a não ser rezar. É preciso rezar por aquele que amamos e que partiu, para que ele descanse em paz e encontre a luz para continuar crescendo espiritualmente. Mas é preciso rezar também por aqueles que ficam, para que encontrem conforto e consigam enviar pensamentos de paz para quem agora já não está entre nós.

Não podemos nos entregar ao sofrimento. É preciso seguir adiante com a vida, o nosso caminho ainda está por fazer. Levemos viva conosco a lembrança de quem perdemos, lembremos com amor e carinho sempre, mas honremos a sua memória vivendo a nossa vida em paz e com alegria.


O Focus Portal Cultural deseja em nome de todos os foculistas: Os mais sinceros pêsames pela perda dessa grandiosa personalidade. E rogando ao Senhor Deus que a tenha na paz eterna e aos seus familiares absoluta resignação.



No sábado, (20), às 11 horas, será celebrada uma Missa para Helfany, na Capela da Igreja do São Vicente de Paula, em Icaraí.


ENDEREÇO DO LOCAL DA MISSA



Endereço, Colégio São Vicente de Paulo
Rua Miguel Frias, 123 - Icaraí, Niterói – RJ.





Nenhum comentário:

Postar um comentário