quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O MÚSICA E MÚSICOS DO BRASIL COM PARTICIPAÇÃO DO PIANISTA E COMPOSITOR CARIOCA ITAJARA DIAS.


O Música e Músicos do Brasil desta terça-feira (16) teve a participação do pianista e compositor carioca Itajara Dias, que apresenta o seu CD “Luzes”, recentemente lançado, com composições próprias.





Nascido no Rio de Janeiro, o pianista, professor, compositor e psicólogo Itajara Dias iniciou seus estudos musicais aos 4 anos de idade e já se apresentou em inúmeros concertos pelo Brasil e pelo mundo. Em 2009 e 2011, foi homenageado como pianista e compositor brasileiro no Consulado Geral da Federação da Rússia, juntamente com outras personalidades brasileiras e russas. Além disso, Itajara desempenha um importante papel social de difusão do piano e da música clássica em seus projetos "Um piano nas escolas" e "Um piano na rua", que realiza juntamente com o seu filho Vinnicius Dias.

Criador de um estilo composicional chamado “Psychic music”, uma versão clássica do new age, Itajara Dias é compositor de cerca de 500 obras, e sua discografia inclui, além deste CD “Luzes”, o álbum “Prelúdio a um novo dia” e “Música para concerto”, todos com obras de sua autoria.


O seu mais novo CD “Luzes”, que será destaque no programa, tem como convidado especial o seu filho e também pianista Vinnicius Dias, e já foi lançado em diversos países como Itália e Alemanha. O álbum faz parte da coleção "Itajara", uma coletânea de composições de várias fases da vida do compositor, e já recebeu inúmeras críticas positivas de especialistas, como os maestros Silvio Viegas e Eleazar de Carvalho, e o crítico musical, professor e conferencista Rodolfo Valverde, que fez os seguintes comentários: “Das mãos de Itajara, emana um fluxo sonoro límpido, ao mesmo tempo volátil e consistente. Técnica e sensibilidade perfeitamente adequadas ao seu instinto criador de melodias etéreas, jamais embaçadas por harmonias de densidade incompatível com sua leveza”.

No programa, o músico convidado fala um pouco sobre a sua trajetória musical e comenta as principais características das obras deste CD.





Música e Músicos do Brasil vai ao ar às terças feiras, às 22 horas, na MEC FM Rio.



Programa: Caminhos da Música
Apresentação: Berenice Bellato
Convidado: Vinnicius Dias- Pianista e participação especial de Itajara Dias - Compositor, professor e pianista

No ar dia 27.06.13 na TV Mundi.


Caminhos da Música - Entrevista: Vinnicius Dias e Itajara Dias




CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO
COM A ENTREVISTA DE ITAJARA DIAS E VINNICIUS DIAS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário