quinta-feira, 6 de novembro de 2014

CONVITE PARA GIRO CULTURAL DO MÊS DE NOVEMBRO DA NOVA IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.



NITERÓI E PEPPA PIG FAZEM PARTE DA 
PROGRAMAÇÃO DO GIRO CULTURAL DE NOVEMBRO

Livro que retrata a Região Oceânica da "Cidade Sorriso" e peça infantil prometem agradar público 


    No dia 8 de novembro acontece o 33º Giro Cultural, que, como todo mês, conta com programações especiais para todas as idades. Para os amantes de Niterói, às 10 horas, na Livraria Ideal, haverá a manhã de autógrafos dos livros “Região Oceânica de Niterói – Notas para a História”, com os autores Salvador Mata e Silva e Neuza Feijó Machado e do livro "Alberto Ribeiro Lamego - Subsídios para uma biografia de Salvador Mata e Silva. 

Salvador Mata e Silva e Neuza Feijó Machado.




Um pouco mais tarde, às 12h, é a vez das crianças se divertirem com a peça infantil “A festa dos 3 Porquinhos e a Peppa Pig”, da companhia In Focus de Teatro, na Sala de Cultura Leila Diniz.





    O Giro Cultural é um evento gratuito organizado mensalmente pela Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Sempre preocupado em atender um público diversificado, dos mais jovens aos idosos, o Giro conta com eventos envolvendo literatura e teatro.

    O público que comparecer à Sala de Cultura Leila Diniz ainda poderá conferir a exposição “Conversa da Terra”, da artista plástica Lucia Lyra, que está em cartaz até o dia 14 de novembro. A mostra retrata obras abstracionistas, impressionistas e expressionistas, onde a natureza integra as pinturas e promove uma simbiose de elementos terrosos que traz a ideologia da infância.




CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR ENTREVISTA SALVADOR MATA E SILVA



Salvador Mata e Silva - escritor e hitoriador



Nasceu em Aracaju (SE) no dia 11 de julho de 1943. Professor, orientador educacional, jornalista, historiador, biógrafo, pesquisador e escritor. Em Niterói (RJ), empreendeu seus estudos: cursou o primário na Escola Pré-Industrial Nossa Senhora Auxiliadora, o ginasial, no Colégio Salesiano Santa Rosa e no Colégio Batista, onde também cursou o científico (1° e 2° anos), concluído no Colégio Salesiano. Diplomou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) no no ano de 1971. Outros cursos: Licenciatura Plena em História (UFF/1972), Geografia e Estudos Sociais (UFF/1973), Jornalismo (Escolas Associadas de Cursos Livres/1980), Pedagogia (Orientador Educacional – UFF/1984) Biblioteconomia (incompleto – UFF - 1990/1992), Pós-graduação em Educação (Métodos e Técnicas de Pesquisas no Ensino Superior - Universidade do Grande Rio / 1994/1995), Pós-Graduação em História do Brasil (Colônia, Império e República – UFF/1999/2000), Mestrado em Ciências da Religião (CETECERJ/2003), Mestrado em Teologia Bíblica, (CETECERJ/2004). Leciona, desde 1966, em escolas particulares, municipais e estaduais, tendo atuado, também, em colégios da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade. Tem escrito para jornais e revistas, entre os quais o Jornal de Maricá, (onde manteve, por vários anos, a coluna “Vultos Fluminenses”), A TribunaO Fluminense,Letras FluminensesJornal de Icaraí (todos de Niterói) e Folha Gonçalense,Jornal de São GonçaloJornal JornadaNosso Jornal de Notícias (todos de São Gonçalo/RJ). 

Fundou os periódicos Olho VivoO LiceístaRevista JornadaO TransporteO MaricaenseO Informativo CAPENO Mercado de TrabalhoQuadro NegroRio XII, O Monsenhor Raeder, O Jean PiagetO Colubandê Folha de Itaboraí. Possui os títulos de Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro e Cidadão Honorário dos municípios fluminenses de Niterói, São Gonçalo e Maricá. 

Além de pertencer à ANL, integra os quadros das seguintes instituições: Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, Instituto Histórico de Nova Friburgo, Clube Filatélico de Niterói (co-fundador), Clube Filatélico de Icaraí (co-fundador), Associação Fluminense de Jornalistas, Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências, Associação Niteroiense de Escritores (co-fundador), Conselho Municipal Filatélico, Templo da Seresta (co-fundador), Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Sergipe, Centro Sergipano da Cidade do Rio de Janeiro, Academia de Ciências e Letras de Maricá, Academia Fluminense de Letras (membro correspondente), Cenáculo Fluminense de História e Letras, Academia de Ciências e Letras de Itaboraí, Instituto Histórico de Magé (co-fundador), Sindicato dos Jornalistas do Estado Rio de Janeiro, Colégio Brasileiro de Genealogia, Instituto Gonçalense de Memória, Pesquisas e Promoções Culturais, Instituto de Pesquisa, Estudos e Desenvolvimento Gonçalense, Instituto Histórico e Geográfico de São Gonçalo (co-fundador), Academia Guanabarina de Letras, Academia Brasileira de Literatura, Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, Academia Carioca de Letras, Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Histórico do Estado da Paraíba. Integrou o Conselho Municipal de Cultura de São Gonçalo de 1986 a 1993. 

Detentor de inúmeras medalhas, entre as quais: 
Felisberto de Carvalho, José Clemente Pereira e José Cândido de Carvalho (concedidas pela Câmara Municipal de Niterói). Publicou as seguintes monografias: História antiga e medieval (1970), História moderna e contemporânea (1970), Introdução aos estudos históricos (1973) e História da educação no Brasil (1982). Livros publicados: Estágio no 2° grau (1977 – co-autoria), Instituto Histórico de Niterói (1984 – co-autoria), Da Escola Júlio Lima ao Colégio Municipal Estephânia de Carvalho (1986), Dez anos de jornalismo (1987), Bibliografia de autores gonçalenses (1987), Geografia do Estado do Rio de Janeiro(1988), Calendário cívico-cultural do Colégio Estephânia de Carvalho (1989),Escola Municipal Amaral Peixoto (1990), Nobreza gonçalense (1990), São Gonçalo: (1991), Estephânia de Carvalho – vida e obra (1991), Academia Gonçalense de Letras, Artes e Ciências (1992), São Gonçalo, São Gonçalo(1993 – co-autoria), Nobreza maricaense (1994), Visconde de Beaurepaire(1994), Conde de Rohan (1994), Academia de Ciências e Letras de Maricá: resenha histórica (1994), Baronesa de Goitacazes (1994), São Gonçalo no século XVI (1995), Eles nasceram em São Gonçalo (1995), Município de Petrópolis (1995), Nobreza itaboraíense (1996), Gonçalenses adotivos(1996), Município de Miguel Pereira (1996), Conservatória (1997), 150 anos de Liceu Nilo Peçanha (1997), São Gonçalo no século XVII. (1997 – co-autoria), Nobreza niteroiense (1997), São Gonçalo no século XVIII (1998 – co-autoria), Luiz Palmier (1998), São Gonçalo no século XIX (1999 – co-autoria), Patronos de ruas de São Gonçalo  (2000), Niterói Cidade-Sorriso(2000),  Fazenda do Engenho Novo do Retiro, (2001 – co-autoria), Calendário cívico-cultural do Colégio Municipal Estephânia de Carvalho (2001), Provedores da Irmandade de São Vicente de Paulo (2004), São Vicente de Paulo, o pai da caridade (2006), São Lourenço, onde nasceu Niterói (2006),Fazenda Santa Clara, uma história de pioneirismo (2007), Imperial irmandade de São Vicente de Paulo (2007) e Igrejas e capelas católicas de Niterói (2006 e 2007 – co-autoria). Coordenou a publicação de Cadernos do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói. Tem textos publicados em revistas acadêmicas e, em opúsculos, inúmeros discursos.



SERVIÇO

33ª Edição do Giro Cultural


10h – Manhã de autógrafos do livro 
“Região Oceânica de Niterói – Notas para a História”, 
Salvador Mata e Silva e Neuza Feijó Machado, na Livraria Ideal
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí 222, loja 3 – Centro de Niterói

12h – Apresentação da peça infantil 
“A festa dos 3 Porquinhos e a Peppa Pig”, 
do grupo Infocus Cia. de Teatro, 
na Sala de Cultura Leila Diniz

Endereço: Rua Heitor Carrilho 81 – Centro de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário