domingo, 12 de outubro de 2014

SOLENIDADE DOS 91 ANOS DO CENÁCULO FLUMINENSE DE HISTÓRIA E LETRAS.

(Clicar na imagem para assistir ao vídeo)

SOLENIDADE DE 91 ANOS DO 
CENÁCULO FLUMINENSE
DE HISTÓRIA E LETRAS, QUE ACONTECEU
NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 2014.



Ou clicar no link do canal do You Tube do
FOCUS PORTAL CULTURAL



91º ANIVERSÁRIO DO CENÁCULO FLUMINENSE DE HISTÓRIA E LETRAS.



Participar do festejo dos 91 anos de existência de entidade histórica e literária, como o Cenáculo Fluminense de História e Letras. Foi extremamente algo maravilhoso e acima de tudo sonoro, sem qualquer margem de dúvidas, ver que a instituição está cada vez mais intensa e demonstra uma força de espírito de integração social que anima a todos.

Salientando, o embasamento do entusiasmo, na fiel produção acadêmica, nas íntegras realizações feitas pelos seus gestores, firmemente, a caudalosa contribuição do saudoso presidente Julio Cezar Vanni.


Incansavelmente representou a instituição, com honradez e dignidade, garantindo ao estado e à cidade de Niterói a projeção do autêntico valor das letras e da cultura histórica que o Cenáculo carrega nas veias. Um legado refletido e pluralizado, um patrimônio sob a égide dos irmanados.

Infelizmente, ele não se encontra mais, entre a gente, partiu ao parnaso recentemente. Fica portanto -  o nosso testemunho e o registro de seu ardoroso empenho, na ampulheta do tempo.


Julio Cezar Vanni, escritor, poeta e professor mineiro | 25 de março 1927  - 27 de março 2014.




Na busca devotadamente literária, no objetivo da chama permanente ao ideal dos cenaculistas, que durante sua existência, cada um dos imortais, mostraram-se verdadeiros partícipes, conservando a nobreza cultural de nossa terra, isso nos orgulha e muito. 


 
Márcia Maria de Jesus Pessanha, 
professora, acadêmica,
presidente do Cenáculo,
presidente da ANL.


Com destaque especial para a acadêmica Márcia Maria de Jesus Pessanha, que no longo dos seus mandatos, soube e dar novo dinamismo à instituição, mesmo encarando dificuldades, florescidas na inexistência de uma sede determinante. Soube e sabe unir inteligência, cultura, dedicação e acima de tudo simpatia.

Ela se torna então, uma das líderes com aprimorados valores incontestes no âmbito cultural e no entrelace da intelectualidade de nosso território. Nas clarinadas do seu humanismo transparente, ela sabe configurar a história e a literatura com certa nitidez, demonstrando a fímbria que os dois horizontes possuem, assim, suplementa-os e os retira dos sonhos desiderativos e os tornam em algo palpável e unívoco.

Celebrar sua panorâmica imensurável, será sempre um dever constante nosso, através do caldeirão fraterno dos intelectuais, reverenciá-la com respeito e admiração. Vida longa, Presidente!

 
Evidentemente e oportuno lembrar o mestre 
George Gordon Byron: 
"Quem não sustenta a grandeza cultural da sua terra, 
não é digno dela".

George Gordon Byron, 
(23 de janeiro 1788 – 19 de abril de 1824), 
comumente conhecido como Lord Byron; 
foi um escritor/poeta inglês.


Todos têm o conhecimento do inovador e consistente brilho que o Cenáculo tem, é sem dúvidas uma das instituições que estende sua bandeira com orgulhoso no solo fluminense, uma entidade que tem privilegiado todos seus integrantes e na potencialidade acredita na moral e na capacidade intelectual dos seus pares.

Portanto, os cenaculistas estão de parabéns, nos tempos modernos, unindo atilamento, cultura e altruísmo, com vistas para o futuro. Assim, todos prosseguem sua caminhada com passos firmes na potencialidade.

Outra passagem que devemos frisar é a acolhida que o casal Fabrízio e Luiza Sassi, generosos benfeitores da cultura, gestores de alta relevância, representantes do Istituto Italiano di Cultura / Sede Niterói situado à Avenida Presidente Roosevelt, 1063 em São Francisco. Sem eles o Cenáculo estaria por tempo sem um teto, mas graças à magnificência do casal, hoje a instituição está de casa nova, por um período precioso de tempo é claro! valeu a guarida.

   Fabrizio Sassi e Luiza Sassi 
   Representantes do
   Istituto Italiano di Cultura / Niterói - RJ


Intimamente as palavras são minhas - mas, em nome de todos meus pares, quero dizer-lhes: "Somos puramente muito gratos, aqui fica os eternos agradecimentos de todos os irmãos cenaculistas".

Parabéns! Caros confrades, apesar das dificuldades e da grande perda que tivemos do nosso querido presidente. Esmorecer jamais! obstante, nossa luta é contínua e o querer de levarmos a nossa instituição à grandeza cultural no solo fluminense, o nosso ideal.

Parabéns Cenáculo, pelos seus 91 anos de existência! 
Parabéns cenaculistas, continuem semeando cultura,
acima de tudo, paz e amor pelo mundo.

   Alberto Araújo
   editor do Focus Portal Cultural
   e cenaculista.





***


91 ANOS DE EXISTÊNCIA, DINAMISMO
E REGISTROS CULTURAIS,
NA INTELECTUALIDADE FLUMINENSE.

Sob a presidência de Márcia Pessanha, substituindo o saudoso Julio Cezar Vanni, a festividade foi comemorada no Istituto Italiano de Cultura, representado pelo casal Fabrízio e Luiza Sassi, em sua sede em São Francisco – Niterói – RJ.

O 91º aniversário do Cenáculo Fluminense de História e Letras, com bênção do Monsenhor Elídio Robaina que é também cenaculista, falou muito bem da história do Cenáculo, encerrado com uma brilhante apresentação do grupo “Terno Carioca”, que também ilustrou a festa tocando músicas de especiais tempos. Logo após uma confraternização entres os convidados.

Muitos segmentos do mundo cultural, literário e vários cenaculistas, estiveram presentes. Entre tantos: Profa. Felisberta, Profa. Aidyl e Robert Preis,  Eneida Fortuna Barros e Newton, Paulo Roberto Cecchetti, Neide Barros Rêgo e Walmir Ventura Rêgo, Luiz Calheiros, Dionilce Silva de Faria, Franci Machado Darigo, Renato Augusto Farias de Carvalho, Eugênio Simões Filho e Matilde e José Conti, Fabrizio e Luiza Sassi e família e vários amigos e convidados.


Veja no sequencial, algumas imagens.

A presidente Márcia Pessanha(microfone na mão),
momento em que inicia a solenidade.

Momento da bênção,
realizada pelo Monsenhor Elídio Robaína.


Público presente (ângulo frontal).

O trio, são os componentes do "Terno Carioca".




Momento em que o "Terno Carioca",
faz sua apresentação, durante a cerimônia.


Outro ângulo do trio "Terno Carioca"

Alberto Araújo, Fabrizio Sassi, Profa.Felisberta,
Aldo Pessanha,  Luiz Calheiros, Luiza Sassi, 
Marcia Pessanha, Beth do Valle, Eneida Barros 
e os familiares dos Sassi.



Apoio cultural e divulgação







4 comentários:

  1. Dalma Nascimento - escritora e mestra em Literatura13 de outubro de 2014 às 00:28

    Alberto, primorosa, magnífica mesmo, esta sua multifacetada montagem das fotos para homenagear o 91º Aniversário do Cenáculo Fluminense de História e Letras.


    Você é um mago prestidigitador das imagens. Tira da "cartola" das cenas, inusitadas, inesperadas soluções visuais. De repente, não mais que de repente, vão-se formando formas geométricas, estrelas, trocam-se as posições,viram ao contrário, abrem-se e fecham-se fragmentos da festa em feéricas fantasias fantásticas.


    Meus cumprimentos também pelo expressivo texto, saudando a presidente Márcia Maria de Jesus Pessanha, cujo nome é um decassílabo perfeito.

    Dalma Nascimento.

    ResponderExcluir
  2. Márcia Pessanha - Presidente Cenáculo13 de outubro de 2014 às 08:46

    Prezado Alberto

    Em nome do Cenáculo Fluminense de História e Letras agradeço a significativa homenagem que você nos proporcionou, bem como o registro histórico dos 91 anos de nossa instituição.
    Lembranças que ficarão para sempre gravadas na história de nossa academia.
    Obrigada!!!
    Com especial consideração e amizade.


    Márcia Pessanha
    Presidente do Cenáculo

    ResponderExcluir
  3. Ângela Gemesio - atriz13 de outubro de 2014 às 17:49

    Como disse uma vez,
    você sabe fazer e faz bem.
    Felicidades e abraços da amiga.

    Angela.


    NTT.Ainda estou em viagem,
    neste momento em Malta.
    Um abraço em Shirley.

    Enviado do meu iPad

    ResponderExcluir
  4. PAULO ROBERTO CECCHETI13 de outubro de 2014 às 17:50

    Grato pelo envio. Att,

    PRC

    ResponderExcluir