segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ANTÍGONAS DA MODERNIDADE LIVRO DA PROFESSORA DALMA NASCIMENTO É O LIVRO RECOMENDADO NA VITRINE DO FOCUS.


ANTÍGONAS DA MODERNIDADE
(performances femininas na vida real
ou na ficção literária) 
 
LIVRO DA PROFESSORA DALMA NASCIMENTO
 
É O LIVRO RECOMENDADO NA VITRINE
 
DO FOCUS PORTAL CULTURAL NO MÊS DE SETEMBRO.

 



Antígonas da Modernidade é livro que todos os textos chamam atenção de imediato pelo estilo sólido e profundo e conduz o leitor a uma reflexão sensível. Este é o livro do mês de setembro que o FOCUS PORTAL CULTURAL recomenda em sua Vitrine.
 
 
 
"Antígonas da Modernidade de Dalma Nascimento é o primeiro volume de um conjunto de três que, sob o título sugestivo Passeios Literários em Periódicos. Sobretudo em jornais, mas também em revistas especializadas e em anais de eventos acadêmicos.
São todos os textos que primam pela fluidez do estilo jornalístico, mas ao mesmo tempo refletem vasta erudição e grande densidade teórica, mas da docente reconhecida, doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, que atuou durante longos anos na UFRJ, bem como no meio intelectual do Rio de Janeiro, promovendo ciclos inesquecíveis de palestra.

É especialista em mito, no sagrado e no feminino, tendo-se tornado renomada também por seus estudos sobre a Idade Média. Além disso, produziu amplos escritos sobre a Literatura Brasileira e estrangeira moderna, destacando-se entre outros seus ensaios sobre Nélida Piñon, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Helena Parente Cunha e a poetisa portuguesa Florbela Espanca...".
 


 







Eduardo F. Coutinho 
Prof. Titular de  Literatura Comparada  da UFRJ.

 
 
***



“A professora Dalma Nascimento vem se destacando, no magistério superior, pelo trabalho consequente, criterioso, no qual se aliam a sensibilidade e agudeza crítica. Na docência e na pesquisa, diante de fenômenos inesperados ou de livros publicados, ela vai conduzindo um universo real e transreal onde contracenam diferentes atores de nossa cena literária”.
 
Eduardo Portela
É um crítico, escritor e professor brasileiro.
Pertence à Academia Brasileira de Letras.

 

Dalma Nacimento
 (professora de Teoria Literária e Literatura Comparada)


Mestra e Doutorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professora aposentada de Teoria Literária e de Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFRJ. Nos cursos ministrados de mestrado/doutorado sempre enfatizou a questão do feminino, da Memória, do Mito, da Utopia, do Sagrado e Idade Média.

Ex-professora de Literatura Brasileira da Universidade de Brasília, e de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Língua Portuguesa da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Vários anos pesquisadora do CNPq – Projeto sobre a Memória. Artigos e ensaios publicados sobre diferentes temas em revistas especializadas, jornais, atas de congressos, no Brasil e no exterior. Membro efetivo do PEN Clube desde 1982.


Publicou Fabiano, herói trágico na tentativa de ser. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.


 



EDITORA: TEMPO BRASILEIRO - RJ
192 PÁGINAS - il. 21 cm
Literatura brasileira, história e crítica,
mulheres na literatura.
ANO - 2013

acesse o site
www.tempobrasileiro.com.br 
 

6 comentários:

  1. Dalma Nascimento - escritora3 de setembro de 2014 às 09:16

    Prezado Alberto, muito lhe agradeço o destaque dado a este meu livro, Antígonas da Modernidade, o primeiro da série Passeios Literários em Periódicos. O segundo volume, Mitos e Utopias, já saiu e o terceiro, Memórias em jornais, está na gráfica. Os três, pela Tempo Brasileiro. Carmina Burana: magia e questionamento cultural está também em processo de conclusão na Editora da UFRJ.



    Você tem sido um eloquente divulgador dos horizontes culturais de Niterói, a par das suas possibilidades criativas de Poeta. Acompanho sua trajetória intelectual na arte literária, sua frequente participação nos eventos da terra, na certeza de que, bem breve, você estará figurando entre a plêiade dos novos membros da Academia Niteroiense de Letras. Seu Focus, com sempre cuidadas imagens e belos efeitos, inclusive sonoros, está-se transformando numa leitura obrigatória para os que ainda se interessam pelos caminhos da Arte. Parabéns!

    Grande abraço para você e também para a tão gentil e encantadora Shirley.

    Dalma Nascimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom o Alberto ter o seu apoio no trabalho que realiza com tanto amor.Bjs, querida Dalma.

      Excluir
  2. ADORO Dalma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Quero ler e ver a Dalma.
    Bjs

    Belvedere Bruno

    ResponderExcluir
  3. É um privilégio compartir este tempo de vida com Dalma. Brilhante mestre da literatura que, mais uma vez, vem nos trazer aspectos que só abrilhantam a nossa intelectualidade. Antígonas da Modernidade – joia em forma de livro – e agradecemos a Alberto por divulgar.

    PARTHENON Centro de Arte e Cultura

    ResponderExcluir
  4. "Antígonas da Modernidade" é uma visita guiada para se conhecer as grandes mulheres do Brasil. Bravo Dalma Nascimento!!! Com sua bravura na escrita você é a grande "Antígona do séc XXl". Julio Lellis.

    ResponderExcluir
  5. Professora Dalma, me alegro por ter tido a grande oportunidade de tê-la conhecido, quando da ocasiao em que trabalhei para a escritora Nelida Pinon. Sou muito grato por ter aprendido muito com esta mestra da palavra.

    ResponderExcluir