domingo, 24 de novembro de 2013

PROJETO CONVERSA LITERÁRIA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS COM ESCRITORA LIANE ARÊAS. CONFIRA

ASSISTA AO VÍDEO COM AS IMAGENS DO
 
CONVERSA LITERÁRIA DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS
 
ENTREVISTADA: LIANE DE SOUZA ARÊAS
 
MEDIADOR: WANDERLINO T. L. NETTO.
 
(CLICAR NA IMAGEM)
 

 
 
Um dos eventos mais importantes da Academia Niteroiense de Letras acontece na última quarta feira de cada mês: é o projeto “Conversa Literária”.
 
Na realidade, um bate-papo legal e descontraído, com escritores, poetas e historiadores. E o objetivo é deixar que o público conheça mais profundamente o entrevistado, um dos membros da Casa, com isso colaborando para que o escritor popularize mais a sua arte literária.
 
Assim sendo, nessa interação, explicitando seu processo criativo, o escritor pode se familiarizar integralmente com seu público; os trabalhos sempre têm a mediação do escritor Gilson Rangel Rolim - Mas este mês, devido motivo de força maior, o Conversa Literária foi mediado pelo acadêmico Wanderlino T. Leite Netto.
 
E neste dia 30 de outubro,  a Niteroiense trouxe uma das personalidades marcantes do mundo cultural fluminense, a escritora e acadêmica Liane de Souza Arêas. A renomada escritora, com admirável simplicidade e atenciosamente, respondeu todas as perguntas que lhe foram dirigidas.
 
 
 
LIANE DE SOUZA ARÊAS
Nascida na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal, é pedagoga, escritora e fotógrafa, integrando a Sociedade Fluminense de Fotografia. Concluiu os seguintes cursos de extensão curricular: “Literatura, língua e cultura espanhola” ((Universidade de Salamanca, Espanha); “Orientação Educacional na empresa” (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ); “Psicopedagogia na empresa – RH” (UERJ), “Filosofia da Educação Infantil” (ministrado pelo pedagogo Lauro de Oliveira Lima), além de outros cursos de alfabetização no Colégio Brasil, na União dos Professores Estaduais e no Movimento Brasileiro de Alfabetização. Manteve, durante quatro anos, o curso Pré-Escolar e Alfabetização Nosso Cantinho, preparatório para ingresso no Instituto Abel, no Colégio São Vicente de Paulo e no Centro Educacional de Niterói. Lecionou Espanhol. Integra, também, os quadros das seguintes instituições: Instituto Histórico e Geográfico de Niterói; Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras; Academia Guanabarina de Letras; Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro; Sociedade de Cultura Latina do Rio de Janeiro; Academia de Letras Rio – Cidade Maravilhosa; recentemente, passou a integrar a Academia Niteroiense de Letras, ocupando a cadeira 36, cujo patrono é Eduardo Luiz Gomes Filho. Tem textos publicados em antologias, jornais e revistas. Entre os lauréis recebidos, destacam-se os seguintes: Prêmio Niterói Cultura; 1º lugar no Concurso “Ensaio Literário / Aspectos Formadores da Cultura Brasileira (troféu e diploma); Menção honrosa no “XIX Salão de Arte Fotográfica”, Diploma de Mérito Cultural; escultura de bronze nos “XXXV Jogos Florais de Niterói”; medalha de bronze no “X Prêmio de Poesia Florbela Espanca”; Participa do Literato – Jornal das Letras de Niterói, como integrante da comissão editorial do Cenáculo Fluminense de História e Letras. Participa do movimento cultural “Escritores ao ar livro”, criado por Paulo Roberto Cecchetti. Em 2011, escreveu depoimento e publicou fotografia no livro Fotoclubismo no Brasil / o legado da Sociedade Fluminense de Fotografia. Livro publicado: B. Lopes: o poeta fidalgo (2010). Prontos para o prelo: Textos e contextos (apreciações literárias); Dos olhos e do coração (poesia e prosa); Um ponto um conto (contos minúsculos e crônicas); Angelo Longo (discurso de posse no Cenáculo Fluminense de História e Letras); Palestras de Adelmar Tavares – o trovador; Elogio a Euclides da Cunha (discurso de posse na Academia Guanabarina de Letras); e Referências ao Rio de Janeiro Cultural (discurso de posse na Academia Rio – Cidade Maravilhosa).
 
SEQUENCIAL DE IMAGENS DO EVENTO
 

Marcia Pessanha - Pres. ANL
e Liane Arêas - escritora

Liane Arêas - escritora 
e Alberto Araújo - jornalista e escritor

Assista também no canal do

YOU TUBE - FOCUS PORTAL CULTURAL

Basta clicar no link
http://www.youtube.com/watch?v=hhmp-aVpNUI    





CONVITE


No dia 11de dezembro, quarta-feira, às 12h 30min, no restaurante 7 Grill (Rua Gavião Peixoto, esquina de Av. 7 de Setembro), acontecerá o almoço de confraternização de final de ano (adesão) da Academia Niteroiense de Letras.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário