terça-feira, 4 de dezembro de 2012

ORQUESTRA DE VOZES MENINOS DO RIO SE APRESENTA NA CINELÂNDIA NO DIA 07 DE DEZEMBRO

 

 
 
 
 
 
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Secretaria Municipal de Educação
com o apoio da Secretaria Municipal das Culturas
 
 
apresenta
 
Orquestra de Vozes Meninos do Rio canta clássicos da música popular e internacional, dia 7 de dezembro, na Cinelândia
 
Com regência de Julio Moretzsohn, coro de mil vozes formado por alunos da Rede Municipal de Educação fará releituras de Luiz Gonzaga a Lenine, incluindo até o clássico mundial “La Bamba”
 
 
No próximo dia 07 de dezembro, sexta-feira, às 16h, a Cinelândia vai receber cerca de mil alunos da Rede Municipal de Educação, que promoverão um grande espetáculo artístico, gratuito, reforçando o capital cultural do entorno, com seus museus e prédios históricos. Um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro junto à Secretaria Municipal de Educação, sob direção do maestro Julio Moretzsohn, a Orquestra de Vozes Meninos do Rio (OVMR) entoará curiosas releituras vocais de clássicos da música brasileira e da música internacional, sem deixar de fazer menção ao erudito.
 
No programa. Arnaldo Antunes (“O Silêncio”), Luiz Gonzaga (“O Xote das Meninas”), Lenine (“Jack sou brasileiro”) e Arlindo Cruz (“O show tem que continuar”) estarão lado a lado com standarts nacionais, como “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e “Cidade Maravilhosa” (André Filho). A diversidade no repertório reflete ainda nas pérolas internacionais, como “La Bamba” (Ritchie Valens) e “Heal the World” (Michael Jackson), com um pé no erudito (“Jesus alegria dos Homens”, de J.S.Bach), sem esquecer do Hino Nacional e das canções natalinas.
 
A orquestra foi criada em 1997, especialmente para cantar para o Papa em sua visita ao Brasil. Tendo em vista a repercussão alcançada, a Prefeitura decidiu tornar o Coro representante oficial do Município. Participam da OVMR 23 coros de escolas da rede pública de ensino do Município do Rio de Janeiro, espalhados por toda a cidade, da Zona Oeste à Zona Sul, formando um coro de aproximadamente 1.000 vozes (mil vozes), tendo como participantes alunos da 1a à 8a série do Ensino Fundamental.
 
Todos os professores de Educação Musical das escolas do Município envolvidos no projeto participam do curso de regência coral e técnica vocal ministrado pelo maestro Júlio Moretzsohn, coordenador do projeto. Nesses encontros, além das informações técnicas imprescindíveis para o desenvolvimento e o aprimoramento do trabalho realizado pelos professores na escola, é também ensaiado o repertório da Orquestra de Vozes Meninos do Rio. A cada mês as escolas recebem visitas dos assistentes responsáveis pelas coreografias criadas por Augusto Macedo, especialmente criadas para o repertório.
 
A Orquestra de Vozes Meninos do Rio vai além do puro aprendizado em cantar uma canção – claro, é sempre uma rica fonte de experiências -, mas pretende também desenvolver na criança um pensamento criativo e uma auto-estima, para que vivencie suas potencialidades e possa sentir-se realizada, confiante e feliz. O objetivo de firmar uma identidade cultural, proposta por Villa-Lobos através da implantação do canto orfeônico nas escolas públicas, serve ainda de inspiração na medida em que o repertório é centrado na música brasileira.
 
 
 
 
SERVIÇO:
 
07/12 – às 16h – Orquestra de Vozes Meninos do Rio
Local: Cinelândia (centro do Rio)
Evento gratuito
Classificação: Livre
 
 
Programa:
 
 
1. Vinheta da OVMR Julio Moretzsohn
2. Hino Nacional Francisco Manuel da Silva e J. Osório Duque Estrada
3. O Silêncio Arnaldo Antunes
4. Garota de Ipanema Tom Jobim e Vinícius de Moraes
5. O Xote das Meninas Luiz Gonzaga
6. Jack sou brasileiro Lenine
7. Cio da Terra Milton Nascimento e Chico Buarque
8. Cidade Maravilhosa André Filho
9. Herdeiros do Futuro Toquinho e Elifas Andreato
10. La bamba Tradicional Mexicana ,Letra de Ritchie Valens
11. Heal the world Michael Jackson
12. O Show tem que continuar Arlindo Cruz
13. Jesus alegria dos Homens J.S.Bach
14. Cantos de Natal
Noite Feliz
Gingle Bell
 
 
 
ESCOLAS PARTICIPANTES
CREESCOLA
 
1a EM Portugal
1a NA Leblon
2a EM Pedro Ernesto
3a NA Nise da Silveira
3a GE Engenho de Dentro
4a EM Belmiro Medeiros
4a EM Pe Manuel da Nóbrega
4a EM Rodrigo Otávio
5a EM Tarsila do Amaral
5a EM Cecília Meireles
6a EM Antenor Nascentes
6a EM Grandjean de Montigny
6a EM Alberto José Sampaio
7a NA Albert Einstein
7a EM Pio X
7a EM Sobral Pinto
8a EM Eng. João Thomé
8a CIEP Mar. Henrique Teixeira Lott
9a EM Gastão Penalva
9a EM Rubens de Faria
10a PET Castelo Branco
10a EM Joaquim da Silva Gomes
10a CIEP Roberto Morena
 
 
 
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário