quinta-feira, 29 de novembro de 2012


FESTIVAL ARARIBÓIA ROCK – 8 ANOS

 

Evento reunirá 20 bandas em dois dias
no Teatro Popular de Niterói- RJ
 Entrada Franca
 

 

Banda The Fraktal


 
Neste oitavo ano consecutivo de evento, depois de girar por diferentes bairros de Niterói, o FESTIVAL ARARIBOIA ROCK crava suas flechas no Teatro Popular de Niterói. Vinte bandas se apresentarão em dois palcos nos dias 1 e 2 de Dezembro, dentre elas uma atração internacional, diretamente de Chicago (EUA), a banda The Eternals.

O festival é também uma comemoração antecipada pelo Dia Municipal do Rock, que desde 2007 é celebrado justamente no dia 4 de dezembro, data de criação do então movimento Arariboia Rock.


Além disso, estão programados workshops sobre produção executiva e artística em festivais de música (dia 26), formatação de projetos culturais (dia 27) e elaboração de videoclipe (dia 28), que acontecerão no Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF (IACS), sempre de 09h às 13h. E tudo de graça. O evento foi contemplado no edital Festivais de Música, lançado em 2011, pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
 
O FESTIVAL ARARIBOIA ROCK faz parte da FBA – Festivais Brasileiros Associados, uma importante rede de festivais que foi lançada no último dia 10 de novembro, durante o 18º Goiânia Noise. Integram a associação importantes festivais nacionais como Porão do Rock (DF), Abril Pro Rock (PE), MADA (RN) e Casarão (RO), entre outros.

 
Processo Seletivo

 
Ao contrário dos anos anteriores, onde as bandas de Niterói eram maioria absoluta, desta vez elas representam 8 de um total de 20. Quatro delas foram selecionadas através de seletivas promovidas no lendário Espaço Convés, e quatro entraram por escolha da curadoria. Por sua vez, outras 8 bandas do Estado do Rio se classificaram após audição e votação de jurados.


Bandas Convidadas (Headliners)

 

Quatro bandas convidadas provenientes do cenário musical independente nacional e internacional fecharão as duas noites.

 
      Banda The Eternals - EUA
 
 

The Eternals (Chicago - EUA) - Transitando pelo rock alternativo e a música eletrônica, fundindo elementos de dub, funk e hip hop com uma dinâmica progressista, a banda conta hoje com Damon Locks (vocal, teclado e efeitos) e Wayne Montana (baixo, guitarra e teclado) e Areif-Sless Kitain (bateria). Em suas constantes apresentações no Brasil desde 2003, dividiram o palco com Hurtmold, Objeto Amarelo e Bodes & Elefantes. http://eternals.bandcamp.com

 
 
Glass and Glue (RJ)
 
 

Glass and Glue (RJ) - Lançada há poucas semanas, Give Me Some Of Your Dreams é o novíssimo álbum deste trio que tem entre seus integrantes a modelo e estilista Marina Franco, que assumiu o vocal principal após a saída da atriz global Mayana Moura. O disco também foi lançado em formato de vinil, desmembrado em três estilosos compactos duplos, que serão vendidos no dia do festival. http://www.myspace.com/glassandglue

 
Djangos (RJ) – Veterano na cena independente do país, com quase 20 anos de atividade, esse trio da Zona Oeste do Rio Janeiro está lançando o CD Mundodifusão, passeando pelo rock, dub, reggae e, principalmente, ska. Formada por Marco Homobono (guitarra e vocal), que se junta a Lyle Diniz (baixo) e Jj Aquino (bateria), a banda é notoriamente conhecida pelos shows energéticos e dançantes. http://www.djangos.com.br

 

Rock Rocket (SP)


Rock Rocket (SP) – Rock and roll básico e petulante com letras irreverentes são a tônica dos shows desta trupe, que acumulou 4 indicações ao VMB (Vídeo Music Brasil) e uma vitória no Prêmio Claro de Música Independente. Com dez anos de estrada no currículo, a banda já realizou mais de 500 por vários cantos do país e possui 3 discos lançados. http://br.myspace.com/rockrocketbr

 

Workshops

 

Dia 26 – Produção de Videoclipe (utilizando apenas softwares livres) com Ricardo Graça.

Dia 27 -- Formatação de Projetos Culturais com a produtora Algazarra Cultura e Entretenimento.

Dia 28 – Produção Executiva e Artística em Festivais de Música com Bel Kurtz.

 

Onde: Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF (IACS) - Rua Lara Vilela, 126,
São Domingos – Niterói.

Hora: Sempre de 09h às 13h.

Inscrições: Enviar e-mail para contato@algazarra.art.br com nome completo, telefone e profissão.

Entrada Franca!

Maiores informações: 8870-8004 com Caio Branco.

 

Outras atividades

 

DJs – A educadora musical TatáOgan fará sua apresentação e com mais dois DJs convidados: Mohamed Malok (ex-Farofa Carioca) e Bernardo Collet (residente e produtor da festa Enquanto Corria a Barca).

 

TELÃO – o Festival Arariboia Rock exibirá clipes das bandas que estarão se apresentando no festival, além de fotos dos eventos realizados pelo coletivo nos últimos 8 anos.

 

Depoimentos

 

Pedro de Luna (gestor cultural e idealizador do coletivo Arariboia Rock): “Quando realizamos o festival, nesse mesmo Teatro Popular, em 2008, tivemos um público de três mil pessoas em apenas uma noite. Esperamos neste ano superar essa marca. Essa edição tem tudo para ser a maior e melhor, pois temos uma equipe de primeira, bandas excelentes e o mais importante: patrocínio”.


Marina Franco (vocalista da banda Glass and Glue): Sobre o lançamento de Give Me Some Of Your Dreams em vinil “Sou colecionadora e o formato é muito lindo. Além disso, está rolando há um tempo um desejo geral, um comeback do vinil que é muito legal. Isso animou a gente de fazer”.

 
Marco Homobono (vocalista e guitarrista da banda Djangos): “Nós tocamos na edição passada e foi uma grande surpresa. O público levantou das cadeiras e foi dançar perto do palco, o que é uma atitude muito carinhosa para com a banda. Djangos é pulo, é suor, é grito, é menina com umbigo de fora”.


Apostas de Pedro de Luna


Facção Caipira – “Foi o ano deles. Fizeram muitos shows, inclusive em formatos acústicos. Trocaram integrantes e amadureceram demais. O sucesso do 1º disco, que estão lançando agora, é só uma prova disso. Fazem um show redondo do início ao fim e estão prontinhos pra cair na estrada com seu blues abrasileirado”.


Gilber T – “Faz um som palatável com uma pegada cheia groove e personalidade, agradando públicos distintos. Um dos trunfos é a qualidade dos integrantes, todos músicos experientes. Aposto na banda porque boto fé que o 2º disco vem com tudo para projetá-los nacionalmente”.


Nardones – “Seguem por uma linha onde faltam boas bandas no pais, misturando punk rock acessível com elementos de cultura trash. O visual deles ao vivo e a atmosfera que estão trabalhando pra criar é suficiente para justificar o apelido de ‘Misfits brasileiro’”.


Lougo Mouro – “É a banda que mais tocou no festival. O motivo é simples: boas músicas, excelente presença de palco e um público fiel. Aposto que eles vão dar trabalho em 2013, porque se reestruturaram, repensaram a banda e seu conceito. E estão com uma ótima produtora”.


The Fraktal – “O som deles evoluiu bastante ao longo do tempo e o resultado esta no novo EP. Ótimos músicos, um vocalista com ótima presença de palco e letras muito boas. Ficou muito tempo no ‘quase’ e estou acreditando que com este empurrão a banda vai se motivar para voar alto no ano que vem. Assim espero”.


Origem/Resumo


O Festival Araribóia Rock surgiu em dezembro de 2005, comemorando 1 ano de atividades do movimento de mesmo nome, que une bandas undergrounds de Niterói, São Gonçalo e região para conquistar mais espaço e apoio do poder público e privado. Realizado consecutivamente há oito anos, o evento anual já faz parte do calendário cultural de Niterói e foi realizado em praças, boates e clubes, na maior parte das vezes com entrada franca.

 

Atualmente o coletivo Arariboia Rock reúne cerca de 200 bandas autorais que se reúnem mensalmente no Instituto Cultural Germânico, em Icaraí. De 2004 até os dias de hoje o grupo é coordenado pelo gestor cultural Pedro de Luna.

 

Programação das bandas

 

SÁBADO, dia 01 de Dezembro

 

Palco AR8                                                              Palco Alterna !
 
17:00 as 18:00 – Zena                                       18:30 as 19:30 - Conto Dayoko
19:00 as 20:00 - Gilber T                                   20:30 as 21:30 - Bezouros Verdez
21:00 as 22:00 - Facção Caipira                       22:30 as 23:30 - Don Robalo
23:00 as 00:00 - Nardones                     
00:00 as 01:00 – The Fraktal
01:00 as 02:00 - Lougo Mouro

02:20 as 03:20 - The Eternals

 


DOMINGO, dia 02 de Dezembro

 

Palco AR8                                                    Palco Alterna !

16:00 as 17:00 – Tatubala                       17:30 as 18:30 – SomSebastião

18:00 as 19:00 – A.D.V                             19:30 as 20:30 - RivoTrio 2mg

20:00 as 21:00 - Canto Cego                   21:30 as 22:30 – Glass and Glue

22:00 as 23:00 - Djangos                         23:00 as 00:00 - Gente Estranha no Jardim

00:00 as 01:00 - Nadöb

01:20 as 02:20 - Rock Rocket

 
  Maiores informações no hotsite

http://festival.arariboiarock.com.br

 

 

Assessoria de imprensa:
André Mansur /  imprensa@algazarra.art.br  
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário